Prossegue, nesta terça-feira (18), na Cidade Universitária, o curso de formação para tutores do Programa Aluno Integrado. A capacitação está sendo realizada, desde sexta-feira (14), por meio da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação, Undime, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), através do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM). A cidade foi escolhida em função do grande número de participantes do programa na região: 503 alunos inscritos e seis tutores. Participam da capacitação dezenove tutores do Estado do Rio, um formador e equipe do NTM.
O Aluno Integrado é um programa do Ministério da Educação, desenvolvido pela Secretaria de Educação a Distância/MEC, em parceria com a Undime, Consed e universidades públicas, que entra, agora, na fase de formação dos tutores, onde Macaé estará representada por seis tutores selecionados pela Undime-RJ, responsáveis pela formação de 4.000 alunos da rede pública municipal do Estado do Rio de Janeiro inscritos no programa.
O coordenador do NTM de Macaé, Alex Sanders Bogado, ressalta que a seleção feita pela Undime, dos seis tutores de Macaé, foi muito criteriosa e os escolhidos para atuar neste programa são professores dos laboratórios de informática da rede de ensino, que possuem grande experiência em tecnologia educacional, inclusive com pós-graduação na área.
O programa tem como proposta a Qualificação de Alunos da Rede Pública em Tecnologia Digital. O curso visa também a melhoria da qualidade do aprendizado e promoção do desenvolvimento humano por meio das TIC, tornando o educando apto a monitorar diversos ambientes informatizados, auxiliando outros alunos, professores, gestores e a comunidade, no desenvolvimento de projetos que envolvam o uso das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem e cooperar na formação de outros alunos, garantindo a multiplicação do conhecimento.
Segundo a secretária de Educação e vice-prefeita do município, Marilena Garcia, o Aluno Integrado tem como objetivo promover oportunidades de expansão e troca de informações e de conhecimentos entre os diversos atores participantes, possibilitando ainda que as escolas agreguem esses conhecimentos e mobilizem seus integrantes a fim de intensificar o uso do laboratório de informática e, assim, a inclusão dessa escola na sociedade em rede.
Os conteúdos programáticos estão distribuídos nos seguintes módulos: Introdutório, Hardware, Sistemas Operacionais, Manutenção de Computadores, Aplicativos. Com o programa, os alunos se tornam parceiros do professor e da escola, auxiliando tanto nas aulas como no cuidado com os equipamentos dos laboratórios.
O Aluno Integrado é parte do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (Proinfo Integrado), que envolve a distribuição de laboratórios, a capacitação de professores para o uso das TICs nas escolas e oferta de conteúdos educacionais.
Segundo Demerval Bruzzi, diretor de produção de conteúdo e formação da Secretaria de Educação a Distância (Seed) do MEC, a iniciativa funciona como uma estratégia para reduzir a evasão escolar, pois aumenta a auto-estima do aluno, a interação com o professor e ainda dá oportunidade para ingressar no mercado de trabalho.
O curso é oferecido para alunos a partir do nono ano, com carga horária de 180 horas (cinco meses), dividido em quatro módulos. Por meio de uma plataforma desenvolvida especialmente para o aprendizado de informática a distância, os jovens aprendem sobre educação a distância, história da informática. Os participantes também têm aulas de hardware (equipamentos), manutenção de computadores e sistemas operacionais.