Macaé entra no circuito das grandes cidades em eventos científicos, com a realização no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, o Macaé Centro, de 24 a 28 deste mês, do 11º Congresso Brasileiro de Limnologia. A afirmação é do professor Francisco Esteves, coordenador do evento e diretor do Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé (Nupem). A realização do congresso é uma parceria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)/ Nupem, prefeitura e Sociedade Brasileira de Limnologia (SBL).
- O Congresso Brasileiro de Limnologia será um marco importantíssimo para Macaé, pois é a primeira vez que teremos um evento de grande destaque no cenário científico brasileiro no município. Os cientistas que participarão vão levar a imagem positiva da cidade para todo o país. Agora, além de feiras do petróleo, Macaé entra no hall de eventos científicos importantes do Brasil – destaca Francisco Esteves.
O tema do congresso, “Limnologia: integrando Ciências Aquáticas e Sociedade” vai abordar as novidades do estudo ecológico dos diversos ecossistemas aquáticos continentais, incluindo ambientes de água doce e salinos, como lagos, lagunas, lagoas, açudes, represas, rios, riachos, águas subterrâneas e estuários. A solenidade de abertura será promovida dia 24 de agosto, às 18h30, no Macaé Centro e o congresso deve reunir 1,2 mil especialistas.
Estudos limnológicos envolvem os aspectos físicos, químicos, biológicos e hidrológicos destes ambientes, além de incluir estudos sobre a recuperação e a utilização racional dos ecossistemas aquáticos. Este será o primeiro congresso científico brasileiro em que a comunidade local vai interagir com os pesquisadores. Voltado para estudantes e pesquisadores, o evento está com inscrições abertas no site www.sblimno.org.br. As atividades voltadas à comunidade, que acontecerão dos dias 25 a 27, das 14 às 18 horas, serão gratuitas.