Macaé será mais uma vez destaque no cenário nacional. Entre os dias 20 e 22 de setembro, o Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, o Macaé Centro, sedia o 18º Congresso Nacional das Guardas Municipais, com estimativa de dois mil participantes de todo o Brasil e cerca de 160 cidades de 24 estados. Para discutir a realização do evento, o prefeito Riverton Mussi e o presidente da Guarda Municipal, Antônio Franco, se reuniram com o secretário geral do Conselho Nacional de Guarda Municipal e coordenador do congresso, Sérgio França.
O encontro, realizado no paço municipal da prefeitura, nesta quinta-feira (14), contou com a presença de representantes de diversas secretarias que darão suporte ao evento, como Saúde, Comunicação, Ciência e Tecnologia, Serviços Públicos, entre outras. Para o prefeito, a realização do congresso nacional será importante para discutir as novidades em instituições municipais de segurança pública.
- A Guarda Municipal de Macaé é qualificada e o congresso nacional ratifica a boa imagem da instituição – destacou o prefeito, lembrando que o governo municipal vai, em parceria com a Petrobras, ampliar o sistema de monitoramento com instalação de mais câmeras de vigilância na cidade, utilizadas tanto para dar suporte ao trânsito quanto para a segurança.
Segundo o presidente da corporação, Antonio Franco, o congresso nacional é promovido anualmente em vários estados. “Capital nacional do petróleo, Macaé é referência no país e vai discutir no congresso, com presidentes das guardas municipais e representantes dessas instituições, todas as questões referentes às atividades da Guarda Municipal”, disse.
O diretor do departamento jurídico da Guarda Municipal, Ronaldo Fontes Linhares, pontuou na reunião que um dos assuntos importantes a ser discutido no fórum é a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que tramita no Congresso para que a segurança pública seja municipalizada.
De acordo com Sérgio França, temas como o papel das cidades no sistema de segurança pública, diagnóstico sobre violência e criminalidade, Guarda Municipal como agentes de trânsito, e gestão de segurança urbana serão abordados. “Teremos também workshops com temas como ações táticas não letais, gestões integradas, doutrina de emprego das guardas municipais pela administração pública municipal, entre outros”, informou.
O 18º Congresso Nacional das Guardas Municipais será promovido integrado a dois eventos: a Feira Nacional de Segurança Pública Municipal e o quarto Fórum Nacional de Segurança Pública Municipal. O congresso vai fortalecer o intercâmbio e propor o aperfeiçoamento legislativo relacionado às instituições municipais de segurança pública.
O guarda municipal Fabrício Pralon tem experiência de participação por dois anos em Congressos Nacionais das Guardas Municipais. “Os encontros são importantes para a união da classe em âmbito federal e para ser discutido o padrão de serviço e trabalho”, comentou.