Foto: Moisés Bruno
Evento reuniu a iniciativa privada e o poder público em torno de discussões sobre as melhores propostas para o município
Está acontecendo em Macaé, nesta quinta-feira (03), o Fórum Global de Inovação e Tecnologia em Sustentabilidade - Fits Energia 2025, que reúne entidades e autoridades representativas, e conta ainda com a participação de membros do Conselho Regional dos Técnicos do Estado do Rio de Janeiro. O Fits Energia se divide em três painéis, um na parte da manhã e dois à tarde, transcorrendo no salão nobre da Câmara Municipal de Macaé, das 9h30 às 18h.
Patrocinado pela Naturgi, Grupo Électricité de France (EDF), Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Rio de Janeiro (CRT-RJ) e RJ Postos, e apoiado pela Prefeitura Municipal, o evento uniu a iniciativa privada e o poder público em torno de discussões sobre as melhores propostas para o município. Segundo Alessandro Menezes, diretor de Regulação da Naturgi, Macaé é a capital da energia, lugar onde devem ser tratadas as principais questões pertinentes ao campo energético. "Nosso propósito é buscar dinamismo para o desenvolvimento do setor, onde Macaé é natural protagonista".
Além de Menezes, discursaram na abertura: o vice-prefeito de Macaé, Fabiano Paschoal; Gualter Scheles, coordenador da Comissão Municipal da Firjan Macaé (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro); Lucia Martins, diretora executiva do Fits Fórum Global de Inovação e Tecnologia em Sustentabilidade; Manu Rezende, vereadora presidente da Comissão de Energia, Ciência, Tecnologia e Metrologia da Câmara Municipal de Macaé; Marcos Tulio Benjamin, diretor presidente da Agersan (Agência Reguladora de Saneamento Básico do Município de Macaé) e de Vladimir Paschoal, conselheiro da Agenersa (Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio De Janeiro).
Desde 2021, Macaé vem promovendo importantes discussões voltadas à retomada do mercado da energia, a exemplo do Workshop Promar (Agência Nacional do Petróleo - ANP/2021) e o Macaé Energy, realizado no ano passado. "O Fits Energia 2025, vem demonstrar a concentração dos debates sobre o mercado de óleo, gás e energia, abrindo espaço para ouvir todos os atores que compõem este ecossistema, suas melhores práticas e tendências, para que o município esteja pronto para suprir as necessidades do mercado, em sinergia, com o desenvolvimento econômico local", comentou Rodrigo Vianna, secretário de Desenvolvimento Econômico.
A diretora executiva do Fórum, Lucia Martins, diz que as questões locais são reflexo de oportunidades e desafios globais. De acordo com ela, o Fits Energia 2025 é um movimento pela inovação e tecnologia em prol da sustentabilidade ambiental, econômica e social do setor, um espaço para avaliar cenários e traçar rumos. "O futuro que queremos só será possível com a interface de atores públicos, privados, academia e organismos internacionais, entre outros. Em consonância com a ODS 7, de garantir a energia limpa e acessível, esta edição visa um ambiente de fomento à inovação e à tecnologia com atenção ao processo produtivo, à competitividade e à sustentabilidade, destacou.