Macaé sedia I Seminário de Guardas Ambientais do Estado do Rio

27/09/2013 15:20:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Ana Chaffin

Seminário possibilita discussão da legislação ambiental vigente

O I Seminário de Guardas Ambientais do Estado do Rio de Janeiro foi realizado nesta sexta-feira (27), no auditório do Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (Nupem/UFRJ). O evento reuniu guardas de 19 municípios, como Búzios, Cabo Frio, Rio das Ostras, Quissamã, Carapebus, Campos dos Goytacazes, São Gonçalo, Rio Bonito, entre outras cidades.

De acordo com informações do secretário de Ordem Pública, Edmilson Jório, a Guarda Ambiental é nova no município - foi criada no ano de 2012. O seminário foi uma oportunidade de proporcionar troca de informações e experiências com outros municípios, além de apresentação de palestras com especialistas sobre o assunto.



- A nossa intenção é realizar mais eventos como esse e possibilitar melhorias na estrutura da Guarda Ambiental, com capacitação, mais equipamentos especiais, veículos apropriados e alojamentos. O seminário possibilita que se discuta a legislação ambiental vigente e servirá de princípios e diretrizes para os Guardas Ambientais do nosso estado - ressaltou Jório.



Para o comandante da Guarda Ambiental de Macaé, Madson Nazareno Pereira, o seminário tem como objetivo principal conscientizar os municípios participantes sobre o tema e possibilitar mais profissionalismo para os guardas.



Na abertura do evento, Madson pontuou a luta para preservação do patrimônio ambiental do município e estado. Ele informou também que de janeiro a setembro deste ano, a Guarda Ambiental realizou 42 atendimentos de focos de incêndio; 123 capturas de animais; 42 socorros à vítima; 19 ordens de operações; 33 ordens de serviços; 193 averiguações de denúncias e 63 apoios prestados, como por exemplo, para a secretaria de Ambiente, Polícia Florestal e Polícia Federal. Atualmente, o efetivo conta com 45 homens que possuem cursos de qualificação sobre o assunto.



O vice-prefeito Danilo Funke, esteve presente na abertura do seminário e destacou que Macaé, por ser uma cidade conhecida mundialmente como a Capital do Petróleo no Brasil, teve sua área ambiental afetada, em função do crescente desenvolvimento.



- Precisamos mais do que nunca pensar o futuro do nosso meio ambiente e evitar que Macaé sofra mais com isso. O evento é uma forma de apresentar efetivamente, por meio das experiências de outros municípios, formas preventivas que devem ser utilizadas, para que possamos ter resultados. Parabenizo os 45 guardas ambientais que cuidam do nosso município e do patrimônio ambiental. Solicito que o documento final deste evento seja encaminhado para o prefeito - declarou.



Guarda Ambiental de Macaé recebe elogios



O secretário de Ambiente, Guilherme Sandenberg, destacou a importância da atuação da Guarda Ambiental e também elogiou o seminário para tratar de questões ambientais.



- Existe uma sinergia entre a secretaria de Ambiente e a Guarda Ambiental. Eles estão sempre dispostos a participar de operações, principalmente naquelas onde há conflitos, sempre pensando no meio ambiente e na comunidade. O seminário busca integração regional e também articulações com a intenção de resolver os conflitos ambientais existentes - pontuou.



O biólogo da secretaria de Ambiente e coordenador do Parque Atalaia, Alexandre Bezerra, disse na abertura do I Seminário de Guardas Ambientais que o evento é uma oportunidade de discutir como combater os crimes ambientais na região. Ele destacou que este ano foram realizadas várias operações que envolveram a secretaria de Ambiente, Guarda Ambiental, Polícias Florestal, Civil e Federal. “Essa união é muito importante para que possamos preservar o nosso patrimônio ambiental”, enfatizou.



O comandante da 6ª Unidade de Polícia Florestal, capitão Marcelo Sarmento, na abertura do evento, colocou-se à disposição da Guarda Ambiental e elogiou o seu trabalho em preservar o patrimônio ambiental do município.



Temas abordados



O I Seminário de Guardas Ambientais do Estado do Rio de Janeiro apresentou os temas: “Legislação Ambiental”; “As pesquisas e a Conservação do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba”; “Ambientes Aquáticos Continentais”; “Policiamento Administrativo Ambiental: a Guarda Ambiental e o Conceito de Ordem Pública”; “Parque Atalaia e Guarda Ambiental: exemplo de Gestão Compartilhada” e “Apresentação: serviços realizados pela Guarda Ambiental e Estatística Anual”.



O evento contou ainda com a presença do delegado titular da Polícia Federal de Macaé, Júlio César Ribeiro; do corregedor da Guarda Ambiental, Gustavo Guedes Mendonça; do presidente do Instituto de Macaé de Metrologia (IMMT), Eduardo Neiva, entre outras autoridades.