logo

Macaé sedia III Conferência Regional de Direitos da População LGBT

14/12/2015 17:03:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Divulgação

Evento faz parte da conferência estadual e discutiu ampliação de políticas públicas para a população LGBT

Macaé sediou, no último domingo (13), das 8h às 19h, no auditório da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), a III Conferência Regional de Direitos da População LGBT, como parte da conferência estadual. A regional Norte e Noroeste Fluminense tem a abrangência de 23 municípios. O evento contou com a participação de representantes de órgãos de classe, organização não governamentais, da sociedade civil organizada e de profissionais de diversas áreas.

Na oportunidade, o superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos do Estado do Rio de Janeiro e coordenador executivo da Conferência Estadual, Cláudio Nascimento, ressaltou a escolha de Macaé como sede da etapa regional e os avanços do estado nas políticas públicas para o público LGBT.

- A cidade já tem tradição em abrigar este tipo de evento, a prefeitura sempre nos oferece todo apoio necessário. E, nesta edição, estamos homenageando Olga Neme Rios, que iniciou este movimento local. Não posso deixar de falar do empenho da secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Josefa Sampayo, que se comprometeu conosco desde a primeira reunião de planejamento - disse.

Cláudio acrescentou que o estado conta com cinco equipamentos públicos que visam combater a discriminação e a violência, contribuindo para a promoção cidadã em todo o território fluminense. São quatro Centros de Cidadania e o Disque Cidadania LGBT (0800 - 023 4567), que é um serviço telefônico gratuito e 24h de abrangência estadual.

Durante a solenidade de abertura, Josefa Sampayo agradeceu as palavras do superintendente. "Esperamos com este debate, avançar na sistematização de políticas públicas específicas e consistentes, principalmente, no enfrentamento à violência contra LGBT", defendeu.

O presidente do Grupo da Diversidade Macaense, Celício Aguiar, disse que espera de fato que as diretrizes elencadas na Conferência sejam colocadas em prática. "É preciso garantir a efetivação das políticas públicas LGBT".

A subsecretária de Direitos Humanos, Thayse Marinho, destacou além do fortalecimento das discussões, o evento elege delegados e delegadas para a III Conferência Estadual de Políticas Públicas e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, que deve ser realizada em março de 2016.

O colaborador da ONG Portal da Vida, Rafael Oliveira, frisou a importância da participação de toda sociedade em eventos de discussão coletiva. "Esta é a forma de garantir os direitos humanos e a cidadania dessa população, visando um atendimento eficaz", disse, acrescentando que a ONG é multiplicadora do trabalho desenvolvido por Olga Neme.

Também participaram do evento, o delegado assistente da 123º DP, Vitor Azevedo; a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos de São João da Barra, Swany Pessanha; a representante da OAB Macaé, Ana Maria Torres; OAB Campos, Margarida Mendes; a assessora da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Macaé, Márcia Lima, e membro do Coletivo Gaytacazes, Lua Clara. Ao longo do dia foram apresentados painéis e grupos de discussões abertas.


Fotos Relacionadas