logo

Macaé sedia oficina de trabalho do 'Melhor em Casa'

24/05/2013 16:49:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

 Visando à ampliação das ações do Programa Municipal de Atenção Domiciliar Terapêutica, para a otimização dos leitos hospitalares utilizados de forma prolongada, Macaé sediará na próxima terça-feira (28) uma oficina de trabalho sobre o programa “Melhor em Casa” para os municípios da região Norte e Noroeste do Estado.

 A capacitação é destinada aos gestores e técnicos das áreas envolvidas. O programa lançado em 2011 pelo Ministério da Saúde faz parte da Rede de Atenção às Urgências e foi ampliado recentemente com a possibilidade de adesão em populações acima de 20 mil habitantes. A oficina será realizada no auditório do Paço Municipal, a partir das 8h30min.

Os gestores de saúde de Macaé ressaltam a importância de sediar um evento de grande porte na cidade, consolidando a intenção do governo municipal em estreitar o diálogo entre as demais esferas governamentais, reiterando o compromisso de uma gestão ética e participativa.

Assistência – A implementação dos serviços do programa “Melhor em Casa” no município passa por várias etapas, inclusive de repasses do Ministério da Saúde. O projeto prevê a redução das filas nos hospitais de emergência, já que a assistência, quando houver a indicação médica, passará a ser feita na própria residência do paciente, desde que haja o consentimento da família.

O programa é voltado para pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica. Eles terão assistência multiprofissional gratuita em seus lares, com cuidados mais próximos da família.

O atendimento será feito por equipes multidisciplinares, formadas por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeuta. Outros profissionais como fonoaudiólogo, nutricionista, odontólogo, psicólogo e farmacêutico e poderão compor as equipes de apoio. Cada equipe poderá atender, em média, 60 pacientes, simultaneamente.

A oficina será realizada em parceria com Conselho de Secretários Municipais de Saúde do RJ (COSEMS RJ), a Superintendência da Atenção Básica/Subsecretaria de Atenção à Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (SAB/SAS/SES RJ), a Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde (SAS/MS) e as secretarias municipais de Saúde das Regiões Norte e Noroeste.