logo

Macaé sedia Oficina Regional de Saúde

29/03/2011 14:01:28 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Kaná Manhães

O evento visa a formulação, implantação e gerenciamento das políticas públicas de saúde do estado

Macaé está sediando a Oficina Regional Pacto pela Vida das regiões Norte e Noroeste do Estado. O evento, promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, visa a formulação, implantação e gerenciamento das políticas públicas de saúde do estado.

Representando o município, o secretário de Saúde de Macaé, Eduardo Cardoso, ressaltou que eventos como este promovem a interação entre os secretários de saúde e as equipes técnicas de cada município, onde são discutidas as estratégias para otimizar os processos de gestão da saúde e assistência, resultando na melhoria do atendimento da rede.

O secretário explicou que em 2010 o município assinou o Pacto pela Saúde, que é uma estratégia do Ministério da Saúde onde os municípios passam a ter gestão plena dos seus recursos.

- Desta forma, o gestor da saúde pode tomar a melhor decisão com o destino das verbas, em função das necessidades que se apresentam no futuro, visando sempre a melhor assistência a saúde em todas as esferas, disse.

Entre as metas de otimização do processo de gestão da secretaria de Saúde de Macaé, em função do Pacto pela Saúde, está a informatização da rede. Segundo Eduardo, está sendo feito o levantamento de um sistema de informatização da saúde que tem por objetivo o melhor controle do gerenciamento de todos os processos de trabalho que envolve a assistência a saúde.

- O processo de informatização da saúde irá permitir que este gerenciamento seja feito desde o planejamento, regulação de acessos a serviço, avaliação de desempenho e metas, dando uma transparência em todos os segmentos da secretaria, falou o secretário.

Também participaram do evento o diretor do Centro de Referência ao Diabético (CRD), o médico Júlio Cesar Freitas e a assessora técnica da Secretaria, a enfermeira Luciene Aguiar. O evento contou com a presença de secretários de Saúde e técnicos em saúde das regiões Norte e Noroeste.

A equipe da Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil explicou que o Pacto pela Saúde permite uma melhor organização da gestão, na medida em que seja assimilado pela lógica da cooperação, com racionalização dos repasses financeiros e da organização da oferta de serviços, sua regulação, fortalecimento dos instrumentos de planejamento, monitoramento e avaliação e do controle social.

O Pacto tem ainda como foco central estabelecer um conjunto de prioridades a serem assumidas pelos gestores das três esferas. As prioridades estão expressas em objetivos, metas e indicadores, que são definidas nacionalmente, mas que permitem que os gestores indiquem situações a partir da realidade local.