logo

Macaé sedia treinamento da dengue para municípios do Norte Fluminense

11/11/2009 15:00:13 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Atenta à chegada do verão, período de maior incidência de casos de dengue, Macaé sedia nesta quinta (12) e sexta-feira (13) treinamento sobre Levantamento de Índice Rápido (Lira) da região Norte Fluminense. O evento, que será ministrado pela equipe técnica do Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, acontece na Cidade Universitária.

Segundo o gerente do Centro de Controle de Zoonoses, Rogério Lemos, irão participar do treinamento cerca de 30 profissionais da área técnica de toda a região Norte Fluminense. O curso abordará as novas metodologias do levantamento de índices.

A equipe do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro irá aplicar as novas metodologias de forma teórica e prática. O curso será ministrado nos laboratórios de informática da Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS).

Dengue – A secretaria de Saúde de Macaé vem nos últimos anos registrando queda no número de casos positivos da dengue. No último levantamento, o índice foi de 0,9%, considerado normal pela Organização Mundial de Saúde.

Rogério alerta que os cuidados para evitar os criadouros do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue devem ser redobrados neste período. “A dengue é uma doença grave e pode matar, segundo estatísticas do Ministério da Saúde, cerda de 5% das pessoas com dengue hemorrágica morrem”, frisou.

Além do trabalho de campo realizado pelos agentes de endemias do CCZ, a secretaria de Saúde faz um trabalho permanente de orientação em locais públicos de grande circulação e empresas. Há dois anos mais um dispositivo de combate a doença foi implementado pelo município: o uso da homeopatia.

O medicamento homeopático auxilia no controle dos sintomas, atenua o quadro febril, as dores no corpo e diminui os ricos das complicações hemorrágicas, em caso de infecção. A homeopatia contra a dengue pode ser usada por pessoas de todas as idades, inclusive gestantes e não efeitos colaterais.