logo

Macaé será a Cidade do Basquete

17/03/2006 17:27:37 - Jornalista: Janira Braga

Macaé será a Cidade do Basquete. A afirmação foi feita pelo presidente da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), Gerasime Grego Bozikis, durante encontro com o prefeito Riverton Mussi (PSDB), realizado nesta sexta-feira (17), no gabinete, para discutir detalhes do projeto que torna o município o Centro de Excelência do Basquete Nacional, onde as seleções brasileiras da modalidade esportiva, da infantil à adulta, passarão a treinar. Além disso, o Ginásio Engenheiro Maurício Soares Bittencourt abrigará jogos das seleções adultas de basquete, masculina e feminina.

O presidente da Confederação conheceu a área de 38 mil metros quadrados na Linha Verde adquirida pela prefeitura para a construção da Cidade do Basquete, além de visitar, acompanhado do prefeito e de secretários, o ginásio. “A área é muito boa e o ginásio, que eu já conhecia de jogos na tevê, é moderno, espetacular”, elogiou Grego, junto do vice-presidente da CBB, Roberto Stuart e do superintendente técnico Luiz Rodrigues.

A visita da comitiva da CBB foi realizada após definição, no início do mês, do ministro dos Esportes, Agnelo Queiroz, para Macaé ser o Centro de Excelência de Basquete do Brasil. “Com a implantação da Cidade do Basquete, diversos setores da economia do município terão maior movimento, como a rede hoteleira, os restaurantes e as lojas. Também teremos oportunidade de intensificar a promoção de projetos esportivos para crianças e adolescentes, levando oportunidade de prática de basquete a muitas pessoas”, afirmou o prefeito.

PÓLO ESPORTIVO - De acordo com Riverton, a idéia é a implantação de um grande Pólo Esportivo e de Entretenimento na Linha Verde. No local já existe a Cidade do Samba e o espaço para o Fest Verão. A área da Cidade do Basquete fica entre esses dois empreendimentos. A pista de motocross e a arena de beach soccer também estão instaladas nas proximidades.

O projeto da Cidade do Basquete será elaborado pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB). Assim que estiver pronto, será enviado à prefeitura, que encaminha o edital ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), para análise e posterior autorização para a abertura da licitação. A secretaria de Obras de Macaé vai executar todo o projeto físico do empreendimento.

A expectativa é que em 18 meses a superestrutura esteja pronta. “Este é um sonho de muitos anos e a vontade do prefeito e de sua equipe nos animou muito para Macaé ser o centro de desenvolvimento para o basquete”, afirmou Grego, acrescentando que essa prática esportiva está crescendo no país, daí a necessidade de um centro específico de treinamento.

- Vejo em Macaé um crescimento fantástico sob a administração do prefeito Riverton Mussi e percebo que a cidade tem condições geográficas e infra-estrutura para que nosso projeto seja um sucesso. Esperamos que de Macaé possam sair grandes talentos do basquete nacional – prosperou o presidente da CBB.

A Cidade do Basquete terá ginásio coberto com quatro quadras de basquete, pista de atletismo, pista de salto, quadras de basquete externas, piscina, academia, sala de convenções, vestiários, capela ecumênica, hotel, estacionamento em uma área de dois mil metros quadrados, departamento médico, campo de futebol, lojas, lanchonete, entre outros espaços. A área total de construção será de 16.650 metros quadrados. Já a área de estacionamento, paisagismo e urbanismo, 21.595 metros quadrados.

O presidente da Fundação de Esporte de Macaé (Fesporte), Alex Moraes, ressaltou que todas as categorias da seleção brasileira de basquete, desde a infantil até a adulta, vão treinar na Cidade do Basquete. “Com o Centro de Excelência do Basquete Nacional em Macaé, será mais fácil trazer jogadores da elite do basquete para o time da cidade porque a possibilidade do jogador ser convocado para a seleção brasileira é maior”, comentou Alex. Atualmente, a equipe de Basquete de Macaé compete na Nossa Liga e no segundo semestre a equipe participa do Campeonato da CBB.

Articulação para empreendimento foi em Brasília

O presidente da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), Gerasime Grego Bozikis, lembrou durante o encontro no gabinete das reuniões que ele teve com o presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec), Jorge Tavares Siqueira e com o secretário de Governo, André Braga, em Brasília (DF), quando os secretários intensificaram a sugestão para Macaé abrigar a Cidade do Basquete. A proposta inicial foi feita pelo prefeito Riverton Mussi ao ministro dos Esportes, Agnelo Queiroz.

Para o presidente do Fumdec, Jorge Siqueira, a Cidade do Basquete vai representar uma alternativa para a economia na cidade. “Trata-se de um investimento fora da cadeia produtiva do petróleo que vai viabilizar entretenimento à população, turismo e forte movimentação em hotéis”, afirmou. Siqueira também informou que o município está firmando um convênio com a Confederação Brasileira de Futebol para a implantação de um programa de futebol voltado para jovens de 14 a 16 anos.

O secretário de Governo, André Braga, destacou que a Cidade do Basquete vai potencializar o desenvolvimento de Macaé em diversas áreas econômicas. “Vamos incentivar o turismo, atraindo pessoas de diversos lugares para conhecer o empreendimento, além de fomentar o arranjo de serviços da cidade e oportunizar a prática do basquete para mais pessoas”, considerou.

Grego observou que após a construção da Cidade do Basquete, a CBB e a prefeitura vão administrar o complexo. “Além do treinamento das seleções, a Cidade do Basquete terá outras atividades como o projeto de desenvolvimento de talentos, escolinha para pessoas de Macaé com orientação dos técnicos das seleções brasileiras. A utilização da Cidade do Basquete será de 12 meses ao ano, intercalando com o treinamento da seleção, partidas no ginásio municipal e atividades para a população de Macaé”, disse.

Também participaram do encontro os secretários de Obras, Tadeu Campos, de Fazenda, Cassius Ferraz e o vice-presidente do Fumdec, Luiz Kanda.