Macaé será Centro de Excelência em Basquete, anuncia prefeito

16/02/2006 16:04:23 - Jornalista: Janira Braga

O prefeito Riverton Mussi viaja na próxima quarta-feira (22) para Brasília (DF), onde se encontra com o Ministro dos Esportes, Agnelo Queiroz, para negociar detalhes finais com a Confederação Nacional de Basquete para que Macaé desenvolva atividades para se tornar um Centro de Excelência de Basquete do Brasil. A informação foi passada pelo prefeito em plenária, na Câmara, na noite desta quarta-feira (15), durante a sessão de reabertura dos trabalhos do Legislativo, presidida pelo vereador Eduardo Cardoso.

- Estamos em contato direto com o Ministro dos Esportes, que nos convidou para ir à Brasília na semana que vem para acertamos esse grande avanço para o esporte de Macaé. Estamos pleiteando também a implantação do programa Segundo Tempo, do Ministério, na cidade – destacou Riverton, se referindo ao projeto do governo federal destinado a possibilitar o acesso à prática esportiva aos alunos matriculados no ensino fundamental e médio dos estabelecimentos públicos de educação do Brasil, principalmente em áreas de vulnerabilidade social.

Após a fala do prefeito, os parlamentares também se pronunciaram. A vereadora Marilena Garcia elogiou a atitude do prefeito de buscar investimentos externos para Macaé. “Parabenizo pelo esforço de relacionamento novo com as esferas estadual e federal que se inicia nesta gestão”, afirmou a petista.

Outra novidade que o prefeito informou é o projeto de lei que o governo municipal vai enviar para aprovação do Legislativo para incentivar o ingresso do jovem macaense em universidades particulares do município. “Vamos enviar um projeto de lei concedendo um auxílio que varia de 20% a 80%, não ultrapassando o valor de um salário mínimo, para o jovem morador de Macaé ter oportunidade de fazer uma faculdade particular instalada na cidade”, detalhou.

O prefeito ressaltou que defende a criação de uma Universidade Pública Municipal, com a implantação do Pólo Universitário, em construção em anexo à Linha Verde. “Também estamos buscando um consórcio de instituições públicas, entre federais e estaduais, para a instalação no pólo”, disse, lembrando que o ensino superior não é de responsabilidade do município, mas a atual administração quer levar aos jovens a oportunidade de fazer o curso universitário para atuar nas áreas de conhecimento da cidade. A ampliação dos cursos da Estácio e a negociação para implantação da Universo e da Unigranrio em Macaé também foram citadas pelo prefeito.

- Vamos construir também a Escola Politécnica para o Trabalhador, com investimento de R$ 4 milhões a obra e estamos adquirindo uma área no Córrego do Ouro para a implantação da Escola Técnica Rural – disparou o prefeito, acrescentando que no Ensino Fundamental, área que pela lei, a cidade deve cobrir, serão entregues 120 novas salas de aula neste início de ano, entre escolas novas e ampliações em colégios municipais. “Estamos entregando 40 mil kits escolares para os estudantes”, disse.