Macaé será Centro de Excelência em Esportes

09/03/2005 18:49:16 - Jornalista:

Prefeito Riverton Mussi articula com Ministro dos Esportes mecanismos para intensificar atividades esportivas no município

Do Distrito Federal, onde participa da Oitava Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios, o prefeito Riverton Mussi (PSDB) informou nesta quarta-feira (9) que quer fazer de Macaé um Centro de Excelência em Esporte. Riverton participou de uma reunião com o Ministro dos Esportes, Agnelo Queiroz, que poderá vir ao município no próximo mês para conhecer as potencialidades esportivas, tanto estruturais como de pessoal, da cidade.

- O ministro está estudando uma visita a Macaé ainda em abril e a partir daí vamos apresentar a proposta de fazer da cidade um Centro de Excelência em Esporte – informou Riverton. De acordo com o prefeito, o Ginásio Engenheiro Maurício Soares Bittencourt, o Ginásio Municipal de Macaé, localizado no bairro Riviera, está equipado com estrutura de nível internacional e possui capacidade para abrigar todo tipo de competição.

- Nosso ginásio é de primeira grandeza e deve ser utilizado para o fomento da prática esportiva na cidade - ressaltou. O ex-jogador de basquete, Oscar Shimidt, que já disputou uma partida no ginásio, concorda com a qualidade do ginásio municipal. “É o melhor piso do Brasil”, disse, na época.

O prefeito lembrou que as equipes de basquete, futsal e vôlei do município estão disputando a Liga Nacional de cada modalidade. “Os jogos mostram o profissionalismo e o trabalho sério de equipe realizado pelos esportistas”, comentou Riverton, citando também a pista de canoagem como mais uma opção para a prática de esporte no município. O prefeito informou que está negociando com a Ampla uma parceria para fazer o controle de volume de água na pista de canoagem.

PARQUE AQUÁTICO - Outra ação dentro da proposta de Riverton de transformar Macaé em um Centro de Excelência em Esporte é negociar com o Barra Futebol Clube a construção de uma Vila Olímpica no local, com pista de atletismo, parque aquático e outras estruturas para a prática de modalidades diversas.

O incentivo para a prática de ginástica olímpica também será intensificado, de acordo com Riverton. “Pretendemos preparar equipamentos e toda a infra-estrutura para reforçar a escola de ginástica olímpica”, explicou o prefeito.

Riverton negocia transferência do pátio de manobras

Riverton Mussi vai se reunir nesta quinta-feira (10) com o Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, para discutir a retirada do pátio de manobras e da linha de trem de dentro da cidade. A idéia do prefeito é transferir as manobras do tráfego ferroviário para as proximidades da BR-101. “Essa é uma reivindicação antiga das comunidades de Visconde e Miramar”, afirmou, acrescentando que as negociações vão continuar.

Outro encontro que o prefeito terá em Brasília será com o Ministro das Comunicações, Eunício Oliveira, também nesta quinta. Riverton vai entregar a documentação para a implantação da Rádio e da TV Educativa no município. O objetivo do projeto, segundo o prefeito, é transmitir informações de Macaé por meio dos dois meios de comunicação e desenvolver um trabalho de educação, via telecurso.

Durante a visita à Brasília, o prefeito também se reuniu com o presidente do Conselho Federal de Educação, Roberto Frota Bezerra. O presidente da Funemac (Fundação Educacional de Macaé), Jorge Aziz, o vice-presidente da Fundação, Paulo Alexandre Adler e o Secretário de Governo, André Braga, acompanharam o prefeito nesta reunião. Durante o encontro, foi discutida a implantação da Universidade Municipal de Macaé, cujo contrato com a empresa responsável pelas obras será assinado no próximo dia 18. O objetivo da criação da universidade é gerar profissionais capacitados para garantir o desenvolvimento de Macaé quando o petróleo – considerado um bem não-renovável – acabar.

- Queremos fazer de Macaé um Pólo Universitário para desenvolver na cultura local um processo de oportunidade para que o macaense possa participar ativamente do desenvolvimento econômico da cidade, com sobrevida depois do ciclo do petróleo – analisou, detalhando que a estimativa de investimento é de R$ 12 milhões, que contempla a construção de dois blocos – um com 30 salas de aula e outro para o Centro Administrativo.

A UMM – que será construída na Linha Verde – se tornará a primeira universidade do Estado do Rio de âmbito municipal. Serão disponibilizados cursos de Administração Pública, Hospitalar, Hotelaria e Administração de Negócios; Ciências Contábeis (em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade); Direito; Educação Física; bacharel em Sistema de Informação (que já existe); Licenciatura em Informática, Tecnólogo abrangendo diversas áreas e cursos de mestrado em Educação, Informática e Gerência de Projetos. Serão implantadas também as Escolas Técnicas Agrícola e de Informática.

- Estamos em Brasília discutindo questões administrativas para gerar mais qualidade de vida à população macaense – frisou o prefeito. Ele informou que a Oitava Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios foi centrada na discussão do papel do município dentro da esfera federativa, suas competências e fontes de financiamento para redução das desigualdades sociais.

Riverton participou de discussões voltadas para questões de saúde, educação, meio ambiente, agricultura, saneamento, desenvolvimento urbano, assistência social, modernização administrativa e turismo.

O presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, comentou a participação de cerca de três mil prefeitos à marcha. “Se as atribuições estivessem bem distribuídas entre os municípios, União e Estados, nós prefeitos nem precisaríamos cobrar recursos”, analisou.

Prefeito defende permanência de
royalties para produtores de petróleo

Riverton informou ainda que durante a Marcha à Brasília, ele conversou com outros prefeitos de cidades produtoras de petróleo, sobre a importância da união para defender a permanência do repasse dos royalties para os municípios que produzem o petróleo. “Este é um trabalho detalhado entre os municípios da Ompetro que vamos discutir com a bancada do estado para defender o interesse da região”, explicou, deixando clara sua posição quanto à necessidade de um desenvolvimento integrado regional.