Macaé foi escolhida para sediar no próximo ano o XVIII Congresso Nacional de Guardas Municipais. A escolha do município foi feita por eleição durante o último Congresso, realizado há duas semanas em São Vicente (SP). A escolha do município foi feita pelo bom desempenho da Guarda de Macaé desde a sua criação, há oito anos, pela infra-estrutura hoteleira e de receptivo para o evento, que será realizado no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho.
No Congresso deste ano, Macaé foi representada pela equipe de coordenadores da corporação e pelo presidente da Associação dos Guardas Municipais do Estado do Rio (AGMERJ), Guaracinir de Carvalho. Ao todo, participaram do evento dezoito estados, 130 municípios e cerca de mil pessoas.
O tema central do congresso este ano foi “Descentralização da Segurança Pública”. Os participantes colocaram em pauta a regularização da profissão, o respaldo necessário ao trabalho dos guardas e a ampliação da competência das Guardas Municipais (o guarda como agente de trânsito e ambiental).
Ao longo do evento também foram debatidos assuntos como segurança pública, violência e criminalidade nos municípios e gestão de segurança urbana. O Congresso foi promovido pela Secretaria de Segurança e Defesa Social de São Vicente (Seseg) em parceria com o Conselho Nacional das Guardas Municipais e apoio institucional do Ministério da Justiça, Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e União Nacional dos Guardas Civis Municipais (UNGCM).