Macaé aderiu ao Sinapir em maio de 2024
Após o município de Macaé aderir ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), que visa o reforço da implementação das políticas de enfrentamento ao racismo, a equipe da Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Igualdade Racial irá participar nesta terça-feira (18) de um encontro na sede da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) para tratar de questões ligadas ao Sistema.
Na ocasião, serão destacadas questões relevantes para os municípios que aderiram Sinapir no ano de 2021, e também para os novos municípios integrantes de 2024, como Macaé. O encontro contará com a presença da Ministra da Igualdade Racial , Anielle Franco, que irá dialogar sobre as políticas de igualdade racial. Já a equipe técnica da Secretaria de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, vai esclarecer dúvidas e repassar informações sobre o Sinapir.
Vale lembrar, que o termo de adesão e compromisso do Sinapir destaca as obrigações e compromissos da cidade. De acordo com o Secretário de Igualdade Racial, Dorniê Matias, com a inclusão de Macaé, o Estado do Rio de Janeiro passa a contar com 17 municípios integrando a política pública destinada a superar as desigualdades raciais no Brasil.
“Para ser inserido no Sinapir (ligado ao Ministério de Igualdade Racial), o município apresentou alguns quesitos considerados relevantes, como ter o Estatuto da Igualdade Racial e abranger uma Secretaria de Igualdade Racial”, salienta.
Mapeamento étnico do comércio de Macaé
Seguindo a campanha antirracista, se estende até o dia 5 de julho a ação voltada para o mapeamento étnico do comércio de Macaé. Com o tema “A cor da cidade - perguntar não ofende”, o censo está sendo realizado desde o início de junho e já passou por cerca de 300 estabelecimentos comerciais do calçadão do Centro da cidade, registrando assim a participação até esta segunda-feira (17) de 1.642 funcionários. O material visa registrar informações sobre a autodeclaração dos trabalhadores do comércio local.Já foram visitados 300.
Para realização do trabalho e abordagem no comércio, a equipe recebeu um treinamento específico. Na consulta é apresentado um questionário para ser preenchido, que aborda questões como: qual a cor, raça /etnia, quantidade de funcionários negros (pretos e pardos) no estabelecimento comercial e quantas pessoas negras atuam em cargo de liderança.
A previsão é que após a compilação dos relatórios do mapeamento da área central, o levantamento se estenda para comércios que funcionam em bairros de Macaé através de uma pesquisa virtual disponibilizada no site oficial da prefeitura (www.macae.rj.gov.br). Além do censo, a equipe da Secretaria de Igualdade Racial também vai apoiar a participação de representantes do município na Marcha das Mulheres Negras, no dia 28 de julho, em Copacabana. Realizada desde 2015, a passeata tem como premissa a luta por direitos iguais, o combate ao racismo, o sexismo e a violência contra a mulher.