Macaé será uma das sedes da Copa Nacional de Futebol Feminino

17/01/2007 18:06:02 - Jornalista: Catarina Brust

Macaé será uma das sedes da Copa Nacional de Futebol Feminino, promovido pela Liga Nacional de Futebol e a Associação Estadual de Futebol Feminino (AEFF), que será realizada entre os dias 07 e 17 de março. Macaé, Cabo Frio, Quissamã e Magé confirmaram sua participação no torneio como cidades-sede em reunião realizada nesta quarta-feira (17), no Paço Municipal da prefeitura de Macaé. A ministra Nilcéia Freire, secretária Especial de Políticas para as Mulheres fará a abertura do evento que deverá ser em Cabo Frio. A previsão é que o encerramento do campeonato seja realizado em Macaé.

O encontro contou com a presença do secretário Municipal de Esporte e Lazer, Theodomiro Bitencourt;do subsecretário Municipal de Esporte e Lazer, Valter Bittencourt; do presidente da Liga Nacional, Luiz Carlos Picolo; do presidente da AEFF, Francisco Marins; do presidente da Federação Paulista de Futebol Amador, Wallance Nogueira; do secretário de Esportes de Quissamã, George Sele; do sub-secretário de Esporte de Cabo Frio, Fernando Henrique Lima, e a diretora de Esporte de Magé, Rosana Cozzolino. Saquarema e Rio das Ostras ainda vão confirmar a participação no torneio como cidades-sede. Macaé, Magé, Cabo Frio e Quissamã informaram na reunião que terão equipes participando do campeonato.

- Macaé espera há anos por um evento como esse que vai ser muito importante para a divulgação do futebol feminino e que provavelmente será um sucesso, destacou Theodomiro Bitencourt.

A previsão é que 400 atletas participem do campeonato que terá equipes adultas do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Espírito Santo. Do Rio de Janeiro, devem participar o Cepe/Caxias, A. D. Trindade (São Gonçalo), Campo Grande A. C. e o América, além das equipes que sediarão o evento, como Macaé, Magé, Cabo Frio e Quissamã. De São Paulo, virão as equipes do Botucatu F.C., São Caetano, SAAD E.C. e Grêmio Motorola.

A primeira fase do campeonato feminino será realizada nos dias 07, 09 e 11 de março.

- Quando tivemos uma reunião com o Ministro dos Esportes, Orlando Silva Júnior, para falar sobre a questão do futebol feminino e o Bolsa-Atleta, ele encomendou uma competição que tivesse o rosto nacional. Então, elaboramos um calendário especial para o futebol feminino. Esse ano teremos o Campeonato Nacional de Futebol Feminino, a 3ª Copa ONU (Organização das Nações Unidas), Torneio Rio/São Paulo, que estamos tentando realizar no Rio, e a 3ª Taça Brasil. No Rio, existem 120 clubes femininos, explicou Francisco Marins.

A previsão é que o Campeonato Nacional de Futebol Feminino tenha 24 equipes participantes. O torneio será disputado em turno único, num total de 06 jogos por grupo, classificando-se o primeiro colocado de cada grupo, e os 03 (três) melhores segundos colocados, mediante critério técnico. Na segunda fase, as equipes se enfrentarão, conforme critério técnico de classificação, em partida única e eliminatória.

Nas semi-finais, os vencedores dos confrontos acima, se enfrentarão em partida única. As equipes vencedoras dos confrontos, disputarão a 1ª e 2ª colocações, em partida única. Em caso de empate, a partir da 2ª fase, estas serão decididas em cobranças de pênaltis.

- O projeto tem como meta a inclusão social da mulher, que ainda é discriminada no cenário do futebol. A intenção nossa é a participação do maior número de estados na competição, com conotação nacional. Isso é de suma importância. Cuidamos exclusivamente do futebol não profissional, do amador, explicou o presidente da Liga Nacional de Futebol.