Na próxima segunda-feira (25) é comemorado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Em Macaé, o Serviço Municipal de Hemoterapia da Secretaria de Saúde durante toda semana irá homenagear os doadores pelo gesto importante que salva vidas e não faz mal para quem doa.
A gerente do Serviço, Rosângela Murta, lembra que ser um doador de sangue faz a diferença na vida de milhares de pessoas. “Entre os dias 25 e 29 quando também acontece a Semana Nacional do Doador de Sangue, gostaríamos de enfatizar e divulgar a importância do ato de doar sangue para salvar vidas”, frisou.
Como forma de agradecimento pelo gesto, os doadores que compareceram mais vezes ao Serviço de Hemoterapia serão homenageados com diplomas.
O Serviço Municipal de Hemoterapia além de atender as instituições de saúde do município, atende as cidades de Conceição de Macabu e Carapebus. Segundo Rosângela, 50% da demanda de consumo de bolsa de sangue vai para o Hospital Público Municipal (HPM).
Doadores – De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) é recomendado que o número de doadores de um país seja de 3% a 5% do total da população. Mas o dados do Ministério da Saúde, mostram que este índice no Brasil está aquém do preconizado, não chegando a 2%.
Para doar sangue é necessário estar alimentado, evitando alimentos gordurosos, apresentar documento de identidade, ter entre 16 e 67 anos, sendo que os menores de 18 devem levar autorização dos pais ou responsáveis por escrito, e os com idade acima de 60 anos, devem ter realizado, pelo menos, uma doação.
Quem se candidata não deve estar tomando medicamento, tem que ter mais de 50 kg, não pode estar grávida e nem amamentando, e não deve ter tido contato sexual com pessoas com comportamento de risco para AIDS e doenças sexualmente transmissíveis.
O Serviço de Hemoterapia funciona de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 12h30, na rua Dr. Bueno, 40, no Centro. O telefone é (22) 2796-1756.