logo

Macaé Sports é superado pelo Usiminas/Minas

11/12/2009 14:52:13 - Jornalista: Júnior Barbosa - assessoria Macaé Sports*

Foto: Kaná Manhães

Time não desamina e volta a jogar em casa neste sábado

O Macaé Sports estreou na Superliga 2009/2010 diante de 1.400 torcedores que compareceram ao Ginásio Municipal na noite desta quinta-feira (10). O time, patrocinado pela prefeitura, lutou bravamente, mas não conseguiu parar o forte Usiminas/Minas, que venceu por 3 sets a 0 (25x17, 25x16 e 25x14). Neste sábado (12), o desafio será novamente em casa contra o Mackenzie/Newton Paiva (MG), a partir das 19 horas.

- O objetivo do projeto é revelar talentos tendo em vista que as jogadoras tem grande probabilidade de estarem nas Olimpíadas de 2016. São meninas jovens que tem como objetivo fazer uma boa participação na Superliga e de amadurecimento para a Superliga 2010/11. Macaé aposta no jovem talento infanto-juvenil e juvenil, num time sem folha alta e na descoberta de novos talentos e, acreditamos, na melhora da equipe conforme forem participando da competição, disse o secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Alex de Moraes.

O prefeito Riverton Mussi também acompanhou o jogo. Pelo lado macaense, destaque para a ponteira Nati, maior pontuadora com nove pontos (todos em ataque). O Macaé Sports ainda fez sete pontos de bloqueio (Samara e a central Luciane Escouto marcaram dois, cada uma) e cedeu 18 pontos em erros, contra 20 das mineiras.

De acordo com o técnico Alexandre Ferrante, as dificuldades encontradas na primeira partida serão estudadas e os trabalhos para a evolução do elenco continuarão. “A derrota não vai nos intimidar, pois sabemos do potencial das jogadoras, que vão crescer muito no decorrer na superliga”, afirmou.

A ponteira Samara, mesmo com a derrota, saiu da quadra animada. “O jogo de hoje provou que ainda temos muito a crescer. Estamos juntas há muito pouco tempo e enfrentamos um adversário com mais experiência e que já tinha disputado outros torneios. Conseguimos equilibrar a partida em vários momentos e tenho certeza que no segundo jogo estaremos ainda mais confiantes e determinadas a vencer”, disse.

Os ingressos para a segunda partida do Macaé Sports já podem ser retirados no Ginásio Municipal Engenheiro Maurício Soares Bittencourt. A distribuição acontecerá até o horário da partida contra o Mackenzie/Newton Paiva e a entrada é franca.

A partida

O jogo começou equilibrado e com boas defesas dos dois times. Ainda sem o entrosamento ideal devido ao pouco tempo de treinamento, as comandadas do técnico Alexandre Ferrante não conseguiram deixar de lado o nervosismo da estreia e, com fortes ataques da oposto norte-americana Metcalf, o Minas chegou ao 24º ponto. O time da casa esboçou uma reação com dois pontos seguidos, mas já era tarde. Numa jogada rápida, a dominicana Vargas encerrou a primeira parcial em 17x25.

Na segunda parcial, Ferrante promove a central Marjorie a titular visando melhorar o bloqueio macaense. Com ataque da ponteira Nati, o Macaé Sports chegou a equilibrar novamente o jogo (4x5), mas as mineiras se impuseram em quadra e chegaram ao primeiro tempo técnico com quatro pontos de vantagem. Forçando ataques com o meio de rede, o placar diminuiu para 8x13. A rede macaense seguiu funcionando, amortecendo muitas bolas, enquanto a líbero Carlinha organizava a linha de passe, com boas recepções. Mais entrosadas, as jogadoras do Usiminas voltaram ao comando do jogo e fecharam o set em 16x25.

O Macaé Sports iniciou o terceiro set com a mesma garra e disposição. A cada ponto, a torcida vibrava. Quando a parcial estava equilibrada novamente, as estrangeiras do Usiminas/Minas mostraram que podem levar o time ainda mais longe na superliga. De um lado Vargas, com potentes saques, quebrando a recepção do Macaé. Do outro,
Metcalf, com belos ataques. Com 14x25, as visitantes encerraram a partida em 22 minutos.

Duelo de irmãs

Enquanto os torcedores macaenses incentivavam o Macaé Sports contra o Usiminas/Minas, uma torcedora em especial estava dividida. Dona Regina Maggioni veio de São Paulo para matar um pouco da saudade que sente das filhas jogadoras. O detalhe é que, enquanto a capitã e levantadora Rosane defendia as cores do time local, sua irmã mais velha, Renata, comemorava cada ponto do Usiminas/Minas, clube que passou a defender nesta temporada.

O “duelo” entre as irmãs teve como vencedora a central Renata, de 21 anos. Ao final da partida, dona Regina não precisava mais torcer e voltou suas atenções para abraços e beijos nas filhas.

“É complicado ver a Rosane e a Renata jogando em outros estados, pois a saudade é muito grande. Nos falamos pela internet sempre e procuro dar todo meu apoio, pois sei o quanto é importante para o crescimento profissional delas”, falou Regina.

Essa foi a primeira vez que Rosane e Renata jogaram em lados opostos numa partida oficial e já tem um novo encontro marcado, quando o Macaé Sports viajará até Belo Horizonte (MG), enfrentar as mineiras, pelo returno da Superliga 2009/2010.

“Até lá, torcerei muito pela minha irmã e para que ela conquiste muitas vitórias”, afirmou Renata. “Enquanto estivermos dentro de quadra, ela é a minha rival e vou querer vencer”, brincou Rosane.

* Colaborou Catarina Brust