logo

Macaé Summer Instrumental a R$ 1 ao Teatro Municipal

10/03/2008 11:23:10 - Jornalista: Andréa Liscoa

Esta semana acontece no Teatro Municipal, o Macaé Summer Instrumental, o primeiro programa do projeto Ação Macaé Cultural, da Fundação Macaé de Cultura e Prefeitura. Os shows com o guitarrista Dino Rangel, às 19h, e com o saxofonista Zé Canuto, às 21h, acontecerão na terça-feira (11). Na quarta, é a vez do baterista Cláudio Infante, às 19h, e do trio do pianista Cláudio Daulesberg, às 21h. Todas as apresentações estarão a preço promocional: R$ 1.

Os ingressos são vendidos na bilheteria do Teatro - Avenida Rui Barbosa, 780, no Centro da cidade - que funciona na segunda, terça e quarta, das 9h às 21h. A classificação é livre e o telefone para informações: 2772-4831. O objetivo do Ação Macaé Cultural é apoiar à produção ou realização de eventos no município, para incentivar e promover a produção cultural, valorizar as classes artísticas e culturais e divulgar as iniciativas capazes de beneficiar a sociedade macaense e fortalecer a cidadania e a identidade cultural.

Os músicos do Macaé Summer Instrumental estão entre os melhores do país. O evento é uma oportunidade imperdível para os apreciadores da boa música e para estudantes da região assistirem performances de alto refinamento técnico. Entre eles está Dino Rangel, que aperfeiçoou seus estudos de guitarra em Nova Iorque, com Mike Stern e John Abercrombie, integrou o grupo Brasilianas, com o qual fez diversos shows pelo Brasil, Suécia, Áustria, Suíça e Alemanha.

Zé Canuto, no sax alto e soprano, também de formação esmerada, atua com vários artistas da música popular brasileira: Gal Costa, Emílio Santiago, Simone, Jorge Benjor, Daniela Mercury, Cássia Eller, Pepeu Gomes, Moraes Moreira, Dorival Caymmi, Marina Lima, Orlando Morais, Titãs, Rita Lee, estão entre eles. Além disso, já gravou com Caetano Veloso, Fagner, Elza Soares, Alcione, Xuxa, Angélica, Cauby Peixoto, Angela Maria, Gabriel, o pensador, Lulu Santos entre muitos outros. Na música instrumental, trabalha com nomes como Luiz Avellar, Artur Maia, Vítor Biglione, Torcuato Mariano, Paulo Braga e Léo Gandelman.

Cláudio Infante, que foi citado pela revista norte-americana Zildjian Time, entre os 100 bateristas de destaque no mundo, começou a tocar bateria e percussão aos 7 anos de idade e aos 10 foi convidado para ingressar num conjunto de MPB em uma tournê pelos Estados Unidos e pela América do Sul, ao lado de Cláudio Nucci e Zé Renato. Também atua ao lado de grandes nomes como: Léo Gandelman, Ivan Lins, Djavan, Lulu Santos, Ed Motta, Marisa Monte , B.B. King, Sheila E., Billy Cobham, Ney Matogross , Marisa Monte, Simone, Rita Lee e Márcio Montarroyos. Além de ter integrado o grupo Kid Abelha, até 1988.

O pianista Claudio Daulesberg se tornou um dos mais bem sucedidos músicos brasileiros a trabalhar com o popular e o erudito com profundidade e domínio das áreas, que envolvem interpretação e improvisação. Com agenda anual intensa, percorre importantes festivais europeus como Montreux, Nordland, Aarhus Internacional Jazz Festival e Sofia Jazz Festival. Já atuou ao lado de grandes nomes, como: Plácido Domingo, Bob Mintzer, Bireli Lagrane, Tooth Tileman, Chick Corea, Márcio Montarroyos, Hermeto Pascoal, Nico Assumpção, Carlos Bala, Marcos Suzano, Jacques Morelembaum, Toninho Horta, entre outros da MPB.

Cláudio Dauelsberg se apresenta com Robertinho Silva, que construiu a história rítmica do Milton Nascimento, e o baixista Ney Conceição, que trabalha com João Bosco. Este espetáculo já percorreu grande parte da Europa e do Brasil em extensas turnês realizadas desde 1999. O repertório é um verdadeiro passeio pela história da música popular brasileira, incluindo obras de grandes compositores como Villa-Lobos, Noel Rosa, Pixinguinha, Tom Jobim, João Bosco, Aldir Blanc, além de algumas composições próprias.

Um bate-papo descontraído e ao mesmo tempo didático, sobre a história da Música Popular Brasileira é realizado antes do show por Cláudio, professor da Unirio e Mestre em Performance, já tendo realizado workshops nos mais importantes festivais e universidades do mundo, como a Universidade de Londres, o Aarhus Jazz Festival, o Festival de Inverno de Ouro Preto, Diamantina, Joinville, Garanhuns e Curitiba.