A secretaria de Saúde, de Macaé supera a meta estipulada pelo Ministério da Saúde e vacina mais de 100% da população idosa do município contra a gripe. Segundo o secretário de Saúde, Fernando Diogo, o bom êxito na campanha se deve ao trabalho de orientação e conscientização da população, desenvolvido pela secretaria nos últimos anos, através das diversas coordenações de saúde.
A gerente do Programa de Imunização, Soraia Fernandes, lembra também que a disponibilização de uma equipe para atendimento nos hospitais, asilos, residências e clubes de terceira idade fizeram com que as Campanhas fossem um sucesso.
Soraia ressalta, que a equipe começa a se prepara para a Campanha Nacional contra a Poliomielite (paralisia infantil), para crianças de zero a cinco anos. A campanha acontece no próximo mês. “Durante a campanha contra a poliomielite, as mães também poderão fazer a atualização da carteira de vacinação das crianças em um dos postos espalhados em todo município, inclusive na Região Serrana”, disse.
Pólio - Antes do desenvolvimento da vacina, na década de 50, a poliomielite matava e/ou deixava deficiente físico cerca de 600 mil pessoas todos os anos. A última ocorrência de poliomielite no Brasil foi registrada no município de Sousa, na Paraíba, na Região Norte do país, em 1989.
De acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação é importante porque o poliovírus, causador da enfermidade, pode ser reintroduzido no Brasil, já que sua circulação ainda ocorre em cerca de dez países, sendo que três deles são considerados áreas endêmicas para a pólio pela Organização Mundial da Saúde (OMS): Índia, Paquistão e Nigéria, que registraram somente este ano 32, 12 e 9 casos de pólio, respectivamente.