Macaé tem plano contra dengue aprovado pelo Ministério da Saúde

05/01/2012 16:20:34 - Jornalista: Mônica Torres

Foto: Arquivo Secom

Serviço de homeopatia acontece no município

A cidade de Macaé é uma das 1.159 que tiveram o Plano Contra a Dengue aprovado pelo Ministério da Saúde. No país, os planos garantem um adicional de 20% nos valores repassados aos municípios, totalizando R$ 92,8 milhões. Mais de 100 milhões de pessoas serão beneficiadas. Contudo, 4.406 municípios ainda estão de fora. Macaé receberá o valor de R$ 163.917,38.

A Secretaria de Saúde municipal foi responsável pelo planejamento, elaboração e execução do plano de contingência contra a Dengue. Para a coordenadora da Gerência de Vigilância em Saúde, Laila Nunes, os recursos só virão reforçar, positivamente, as ações já realizadas, por todo o ano, no combate ao mosquito aedes aegypti.

- Investiremos em mais insumos estratégicos (soros, medicamentos, quites de laboratório, inseticida e larvicida), infraestrutura (cadeira de hidratação, leitos, veículos), trabalhos de assistência, estudos epidemiológicos com analises de dados; além de outras duas ações que têm sido valorosas neste combate: a educação em saúde, para profissionais de saúde e população, e o inovador trabalho com a homeopatia que implementamos no município, informou.

Ela ainda reforça a necessidade da população contribuir com o trabalho, pois afirma que a dengue está por todo o país e o Governo Federal prevê uma epidemia do vírus tipo 4, que há pouco entrou no país. A dengue possui quatro soro tipos de vírus (DENV 1, DENV 2, DENV 3 E DENV 4).

As atividades de vigilância virológica em 2011, explica o diretor técnico do Centro de Controles de Zoonoses, Rogério Lemos, destaca o predomínio da circulação do sorotipo DENV 1 no país. Foram constatadas, porém, uma circulação importante dos tipos DENV 2 e DENV 4:

- Assim, esse cenário, associado às condições ambientais, que permitem a manutenção do mosquito aedes aegypti, alerta para a possibilidade de persistência da transmissão em níveis elevados do vírus no verão de 2012.

Até o final de novembro, foram notificados 742.364 casos suspeitos de dengue em todo o país. Em comparação com o mesmo período do ano passado, houve uma redução de 25%. De janeiro a novembro de 2010, foram registrados 985.720 casos suspeitos da doença.

O último resultado do LIRAa (Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti) de Macaé apresentou 0,7 de índice de infestação. O que determina que o município está sob controle – acima de 1% o município fica em estado de alerta. Durante todo o ano, são realizados quatro Liras, para avaliar a proliferação do mosquito e traçar novas metas para combater o transmissor da dengue.


Abaixo uma lista de ações diárias que devem fazer parte do cotidiano do macaense:

Verifique o seu quintal
Tampe a caixa d’água
Limpe a calha do telhado
Não deixe água parada na laje
Recolha e trate o lixo de maneira adequada
Coloque areia nos pratinhos de vasos de plantas
Converse com seus vizinhos e companheiros de trabalho sobre o que estão fazendo contra a dengue.


Fotos Relacionadas