Com a adoção de políticas públicas eficazes e permanentes de prevenção e combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, a prefeitura de Macaé vem mantendo a doença sob controle. Segundo levantamento, nos meses de janeiro e fevereiro, Macaé registrou apenas quatro casos da doença, o que representa um dos menores índices em todo o Estado do Rio.
Para o secretário de Saúde, Luiz da Penha, o resultado do número de casos de doença se deve ao trabalho das equipes de saúde e à conscientização da população sobre os riscos da doença.
– Hoje, somos o município com um dos menores índices de casos de dengue no Estado. Mesmo com o resultado positivo, é preciso que a população fique atenta e continue fazendo sua parte, eliminando os criadouros do mosquito – diz, acrescentando que a circulação do vírus da doença está presente em grande parte dos municípios.
De acordo com dados da secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil, até o dia 5 de março de 2008, foram notificados 17.692 casos de dengue, sendo 11.667 no mês de janeiro e 6.011 no mês de fevereiro e 14 no mês de março. Os municípios que registraram maior número de casos são: Angra dos Reis (798), Campos dos Goytacazes (1.182), Nova Iguaçu (1.150) e o município do Rio de Janeiro (10.989).
Na região norte fluminense, foi notificado 1.248 casos de dengue. Sendo que Macaé registrou até o momento apenas 10 notificações. O secretário informa que os casos confirmados em Macaé se mantêm em queda desde agosto. “Estamos trabalhando junto às unidades de saúde da rede particular para que elas façam as notificações em casos de suspeita e confirmação da doença, para que possamos tomar todas as medidas para o bloqueio da doença, como também dados fiéis da situação do município”, completa.
Um dos cuidados que pode ajudar no combate ao Aedes aegypti é evitar água parada em latas, embalagens plásticas, pneus e vasos de plantas. Os principais sintomas da dengue são febre alta, dor de cabeça, dor nos olhos, nos músculos e nas juntas, manchas avermelhadas por todo o corpo, falta de apetite e muita fraqueza.
A população conta com o Disque Dengue (22) 2762-0175, para fazer suas solicitações, denúncias e reclamações sobre o combate à Dengue. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.