Acertando os últimos detalhes para a Campanha de Captação de Doadores de Medula Óssea, que acontecerá em Macaé nos dias 15 e 16 de julho, na sede social do Clube Fluminense, o subsecretário de Saúde, Luís da Penha, esteve reunido na manhã desta terça-feira (24), com Giovanni dos Santos Pinheiro, irmão do paciente Sandro Vinícius dos Santos Pinheiro, que, desde do ano passado, está na fila do transplante de medula óssea.
A Campanha, promovida pelo HEMO-RIO, tem apoio da Prefeitura de Macaé, através de diversas secretarias. O evento objetiva cadastrar um número expressivo de pessoas no Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (REDOME).
O REDOME é um banco de cadastro disponível à doação de medula óssea, para que, no momento da necessidade de um transplante de medula óssea, o possível doador seja acionado. O subsecretário enfatizou que é preciso conscientização e sensibilização não só da população macaense, mas dos municípios vizinhos.
De acordo com dados do HOMO-RIO, atualmente, existe uma fila de 900 pacientes, aguardando o transplante. Para se tornar um candidato à doação de medula óssea, a pessoa deve levar um documento com foto, estar bem de saúde e ter mais de 18 anos e menos de 55 anos.