logo

Macaé terá Casa de Triagem e Albergue

16/02/2007 18:46:28 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

A Casa de Triagem e o Albergue Público Municipal vão funcionar em casa que será reformada pela prefeitura no terreno da Casa do Caminho, na Ajuda de Cima. Para conhecer o local, o prefeito Riverton Mussi, acompanhado do secretário de Promoção Social, Waldeci Brandão, do secretário de Comunicação, Rômulo Campos e de assessores, esteve na Casa do Caminho, na manhã de sexta-feira (16). Acompanhava também o prefeito o assessor especial da secretaria de Obras (Semob), Marcelo Mussi, e a presidente da Casa do Caminho, Regina Célia Pinto Ribeiro.

Ao aprovar o projeto, o Riverton disse que a prefeitura vai iniciar a reforma da casa para que o projeto possa começar a funcionar logo. “Entendemos que a Casa de Triagem e o Albergue, para receber moradores de rua, vão atender a uma demanda social do município. Por isso, vamos formar a parceria com a Casa do Caminho. Esses locais vão ajudar a resolver o problema, mas temos que continuar as outras ações que a prefeitura já desenvolve para atender a essas pessoas que chegam todo momento em Macaé, muitas vezes famílias inteiras e sem ter para onde ir, onde morar. Às vezes, encaminhamos essas pessoas para seus locais de origem, com custo para o município, e elas voltam no dia seguinte. Aqui, na Casa de Triagem e Albergue, ficarão abrigadas, receberão nossa atenção até serem conduzidas aos seus locais de origem”, disse o prefeito.

O secretário Waldeci Brandão informou que o objetivo da visita era apresentar ao prefeito o espaço físico para a implantação da Casa de Triagem e Albergue, em parceria com a Casa do Caminho, situada na localidade de Ajuda de Cima, visando, exclusivamente, atender à demanda social de todas as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social em Macaé, advindos dos municípios que compõem o Estado do Rio e também de cidades de outros estados.

Albergue vai acolher temporariamente moradores de rua

- O objetivo principal é reintegrar essas pessoas aos municípios de origem e às suas respectivas famílias. Desta feita, entendemos que essa é uma ação política público-social, de inclusão social e resgate da cidadania, visando também a melhoria da qualidade de vida. Para alguns segmentos da sociedade, essas pessoas são mendigos, mas na nossa visão e na visão do prefeito Riverton Mussi, que aprovou o projeto, são cidadãos que merecem a nossa acolhida e respeito, porque são frutos do abandono material e da desigualdade social que campeiam em nosso país. Ao aprovar o projeto, o prefeito Riverton Mussi mostra que está atento e preocupado com essa questão social, porque a prioridade do seu governo é “Desenvolvimento para Todos,” acompanhado do compromisso social com o cidadão -, afirmou Brandão.
Para o secretário, a Casa de Triagem e Albergue será um local certo para abrigar temporariamente essas pessoas e contará com um setor administrativo estruturado para encaminhá-las, buscando a reintegração delas na sociedade e na família, levantando a auto-estima. Conforme Brandão, Macaé, através da secretaria de Promoção Social, já desenvolve o Projeto Volta para Casa, com custo alto para o município e o número de atendidos é oscilante, de 30 a 60 pessoas por mês, sendo que no verão o número cresce.

– A gestão de política público-social é de competência da secretaria, mas como preconiza a Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) é direito do cidadão e dever de todos – município, estado e federação – e dos demais segmentos da sociedade, a responsabilidade social –, disse o secretário.

A Casa de Triagem e o Albergue, embora situados no terreno da Casa do Caminho, que ocupa uma grande área de 60 metros quadrados, serão totalmente independentes, com saída pelo Planalto da Ajuda. As obras de reforma estarão sob a responsabilidade da secretaria municipal de Obras (Semob).