A prefeitura de Macaé implanta neste semestre o Centro de Qualificação Profissional, Social e Solidária (Prossol), que será desenvolvido pela secretaria Executiva de Trabalho e Renda. O objetivo é qualificar e inserir o cidadão no mercado de trabalho. O secretário de Trabalho e Renda, Cláudio Bogado, fez uma vistoria técnica nesta quinta-feira (12) nas obras do imóvel que vai abrigar o Prossol, na Rua Doutor Télio Barreto, Centro, e destacou a importância do projeto.
- Uma das propostas do programa é, dentro da área de solidariedade, levar para as comunidades carentes do município multiplicadores de qualificação profissional, social e pessoal. Vamos promover cursos de preparação para agentes dentro da comunidade, para que eles sejam multiplicadores nos locais – ressaltou.
O Prossol terá 22 salas para realização de cursos e sala de informática que será instalada em parceria com a secretaria Executiva de Inovação, Ciência e Tecnologia para cursos específicos. Todas as instalações serão adaptadas para portadores de necessidades especiais.
A previsão de conclusão da obra é neste semestre e o início do projeto é até o final do ano. “A obra é muito detalhada para garantir a segurança dos participantes e dos portadores de necessidades especiais”, explicou o secretário. Trinta alunos podem estudar em cada sala de aula, totalizando 600 alunos por turno. Com ocupação máxima nos três turnos, o Prossol poderá atender a 1,8 mil pessoas em cursos de capacitação.
De acordo com Bogado, dentro da qualificação social, serão promovidas palestras de motivação, voltadas para a questão da formação pessoal e da valorização do cidadão como pessoa e não só como profissional. “Identificamos por meio da Caet a falta de preparo pessoal de alguns trabalhadores, às vezes falta auto-estima e por meio de cursos e palestras, pretendemos trabalhar a qualificação social desses cidadãos”, pontuou o secretário, se referindo à Central de Atendimento Especializado em Trabalho, que orienta o trabalhador na busca por emprego e na necessidade de qualificação.
Demanda do mercado será analisada
A qualificação profissional será fornecida alinhada à identificação de demandas que o mercado de Macaé e região necessita. “Vamos implantar cursos voltados para o segmento do petróleo e de energia, além de outros para o mercado crescente de hotelaria, construção civil e comércio. O objetivo é suprir as necessidades da cidade, levantadas não só pela própria comunidade, mas também por instituições parceiras de negócios como Acim, CDL, Firjan, Rede Petro”, disse Bogado, referindo-se à Associação Comercial e Industrial de Macaé, Câmara de Dirigentes Lojistas, Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro.
Segundo ele, as três ações – profissional, social e solidária – têm a mesma proposta: a inserção do cidadão no mundo do trabalho e o desenvolvimento de qualificação focada no trabalhador. “Também teremos cursos de artesanato e empreendedorismo solidário”, salientou Cláudio Bogado, acrescentando que Macaé também terá o Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), com cursos de petróleo e gás voltados para atender a demanda profissional da Petrobras.