Macaé terá Delegacia de Homicídios

10/03/2016 19:07:00 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Maurício Porão

O projeto da Delegacia de Homicídios de Macaé foi apresentado nesta quinta-feira (10)

Macaé será polo de segurança e conhecimento de combate ao crime com a implantação da primeira Delegacia de Homicídios (DH) do interior do Estado do Rio de Janeiro. Com a construção da unidade, o município irá atender as regiões Norte Fluminense e dos Lagos, onde vivem cerca de 1,5 milhão de pessoas. A DH será construída na Linha Verde numa área aproximada de 4,5 mil metros quadrados.

Nesta quinta-feira (10), o projeto da Delegacia de Homicídios foi apresentado no gabinete do prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, pelo chefe da Polícia Civil/RJ, Fernando Veloso, e pelo chefe da Delegacia de Homicídios/RJ, Rivaldo Barbosa. O delegado da 123° DP de Macaé, Felipe Poyes, e o diretor de Departamento de Polícia de Área da 6° RISP, Daniel Bandeira, também participaram da reunião.

Macaé foi escolhida pela proximidade com municípios como Campos dos Goytacazes e Cabo Frio, o que facilitará o trabalho dos policiais, técnicos e peritos da Delegacia de Homicídios quando esta for implantada. A unidade, fruto da parceria entre a prefeitura e o governo do estado, terá três andares: o primeiro andar será direcionado à perícia, o segundo para investigação e o terceiro para acomodações dos funcionários.

- Macaé passará a ser um polo de segurança pública para toda a região. O município tem as características técnicas para isso, pois está localizado próximo a Campos e Cabo Frio, permitindo o acesso mais fácil. Esse é um projeto novo e ousado, no que se refere à qualidade técnica. Macaé merecia esse reconhecimento pela sua importância no cenário econômico nacional – destacou Dr. Aluízio.

Rivaldo Barbosa explicou que o projeto da Delegacia de Homicídios contempla um auditório que servirá para capacitação de profissionais das delegacias da região.

- Teremos aqui também um grande polo de conhecimento de combate ao crime. A estrutura do projeto foi desenhada após estudo com peritos e que pretende servir de modelo para o resto do país. No seu primeiro ano de implantação já deve cair o número de homicídios – explicou, acrescentando que os dados técnicos (localização regional) que mostravam a viabilidade para a implantação da delegacia em Macaé foram ‘abraçados’ pelo prefeito.

Já Fernando Veloso lembrou que o bem mais valioso é a vida e que com a instalação da DH na cidade, muitas vidas serão salvas.

- Não é só uma nova delegacia, é um projeto importante para o norte do estado. Sua instalação e funcionamento seguem a adoção de um protocolo rígido que envolve perícia, Corpo de Bombeiros. O início desse projeto já deixa um recado significativo para àqueles que atuam na criminalidade: vai ter resposta – pontuou.

O projeto da DH também ajudará a desonerar a 123° DP de Macaé que poderá atender melhor ao cidadão. A prefeitura será responsável pela construção da unidade e o governo do estado pela equipe técnica que irá atuar na unidade. O projeto começa agora a seguir os trâmites legais.


Fotos Relacionadas