logo

Macaé terá dia de enfrentamento à sífilis

18/10/2016 11:20:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Ana Chaffin

Teste rápido de diagnóstico será feito no Centro de saúde Doutor Jorge Caldas, nesta quarta-feira

A cada ano, 12 milhões de novos casos de sífilis são diagnosticados em todo o mundo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, como é passada de mãe para filho durante a gravidez, a sífilis na gestação é responsável por 29% de óbitos perinatais, 11% de óbitos neonatais e 26% de natimortos. Com o objetivo de dar maior visibilidade à sífilis e à sífilis congênita, a secretaria de Saúde de Macaé realiza, nesta quarta-feira (19), uma ação de conscientização sobre a doença. Em uma tenda montada em frente ao Palácio Cláudio Moacyr de Azevedo (antiga Câmara Municipal), no Centro, profissionais de saúde farão abordagem da população ofertando preservativos (masculino e feminino), material educativo e encaminhamentos para o Teste Rápido Diagnóstico (TRD). A ação acontecerá das 9 às 16 horas.

Além da tenda armada no Centro, haverá uma ação paralela no Centro de Saúde Doutor Jorge Caldas, onde funciona o programa DST/Aids. Lá os pacientes abordados pelas equipes na tenda poderão fazer o teste rápido de diagnóstico, que oferece o resultado em apenas 30 minutos. Além da sífilis, o teste detecta também se um paciente está infectado com Aids, hepatites B ou C. Caso constada a ocorrência de alguma infecção, o tratamento começa imediatamente.

De acordo com o médico infectologista Washington Luiz Dutra, a política de combate às DSTs como a Aids e a sífilis em Macaé, ampara em dois pilares: o Serviço de Atendimento Especializado ao portador de DST/Aids (SAE) e a prevenção. "Atuamos nestas duas vertentes, sempre acreditando que tão importante quanto tratar o doente, é prevenir a população para que a quantidade de infectados pare de crescer", avaliou.

A doença — A sífilis é uma doença infectocontagiosa de transmissão sexual, vertical (da mãe para o filho) e sanguínea, sendo a transmissão sexual a forma mais predominante. O Governo Federal trabalha a prevenção à sífilis com o Pacto pela Saúde em ações na atenção básica e na vigilância em saúde. Essas ações incluem a implementação da triagem na gestação, a utilização de testes rápidos para sífilis durante o pré-natal e a criação de comitês de investigação de transmissão vertical da sífilis e do HIV.

Palestras — Além da abordagem, distribuição de material e testagem rápida, outra ação será realizada no dia. Às 14 horas, haverá uma palestra no Paço Municipal, destinada a Agentes Comunitários de Saúde sobre a sífilis congênita. O objetivo é que estes profissionais atuem como multiplicadores das ações de prevenção nas comunidades macaenses.