logo

Macaé terá dois delegados na Conferência Nacional de Cultura

26/01/2024 16:45:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Divulgação

Eles representarão nove municípios nas vertentes poder público municipal e patrimônio

Macaé terá dois representantes da Região Norte Fluminense na 4ª Conferência Nacional de Cultura, que será realizada, de 4 e 8 de março, em Brasília-DF. Nesta quinta-feira (25), em plenária da 5ª Conferência Estadual de Cultura, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), foram designados delegados o secretário municipal de Cultura, Leandro Mussi, e o presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Macaé (CMPCM), Ruben Pereira.

A representação dos delegados abrange os municípios: Macaé, Campos dos Goytacazes, São João da Barra, Carapebus, Quissamã, Conceição de Macabu, São Francisco de Itabapoana, São Fidélis e Cardoso Moreira. Além deles, representando Macaé pelo fórum Setorial estadual, no segmento Cultura Popular, Sérgio Brito (Bará) irá à Nacional como observador, conforme Art. 5º da Portaria 45 do Ministério da Cultura (MinC). Ruben Pereira também participou das discussões setoriais do estado pela vertente Patrimônio Cultural.

Leandro Mussi (delegado de poder público municipal) destacou a importância de fortalecer as raízes culturais locais e de promover a diversidade, contribuindo para as discussões nacionais sobre políticas culturais mais inclusivas e abrangentes. "Estou honrado por representar nossa região e acredito que esta oportunidade será fundamental para consolidarmos a riqueza de nossa cultura no cenário nacional".

Ruben Pereira (delegado de Patrimônio) disse que já está marcando reuniões, para os próximos dias, com agentes culturais de outras cidades que querem deixar as suas pautas para serem levadas à Conferência Nacional. “O resultado desta conferência foi ótimo. Vou defender as indicações de nossa região do estado para ações nacionais. Como exemplo, indicaremos a preservação do patrimônio ferroviário, junto com o município de Magé e o movimento Ferrovia Viva de Macaé, que comemora 150 anos da ferrovia (Companhia Estrada de Ferro Macaé e Campos) no município. Também vou encaminhar as indicativas da 5ª Conferência de Cultura de Macaé, uma delas é sobre o patrimônio histórico ferroviário”.

Rubem acrescenta que serão levadas ainda à Nacional pautas sobre as bandas centenárias, as folias de reis e pela implementação do Fundo Nacional do Patrimônio, conforme legislação existente, junto com o município de Quissamã.

A 5ª Conferência Estadual, com o tema ‘Democracia e Direito à Cultura’, foi realizada pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Secec). O evento obteve mais de 600 credenciados, representantes da sociedade civil e do poder público. Foram discutidas diretrizes para as áreas: literatura, teatro, circo, dança, artes visuais, música, cultura tradicional, popular e indígena, audiovisual, museu e patrimônio cultural.


Fotos Relacionadas