Macaé terá Doutorado da UFRJ em Biociências no próximo semestre

05/11/2015 10:00:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: João Barreto

Serão oferecidas quinze vagas no curso de Mestrado e dez no de Doutorado

Macaé e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) comemoram mais uma importante conquista do Campus da cidade.

O Programa de Pós-graduação em Produtos Bioativos e Biociências (PPGProdBio), que formou sua primeira turma, em 2011, na sede do Instituto Macaé de Ciência & Tecnologia (IMCT), no bairro Novo Cavaleiros, esta semana, conseguiu obter a aprovação do governo federal para o curso de Doutorado. Para o município, a concretização desta etapa representa a consolidação da produção, fixação e multiplicação de conhecimento na cidade. Essa é uma política tanto da universidade quanto do governo municipal, que pretende impulsionar o desenvolvimento regional através do incentivo à pesquisa e à inovação.

Isso é o que destaca o coordenador do Programa Bioativos e Biociências, Phd em Bioquímica, Leonardo Cinelli. “Este Doutorado representa a fixação de todo este conhecimento aqui produzido, na cidade e na região. Muitos dos interessados em cursar o Doutorado são mestres formados aqui. Vários já atuam nos campi da cidade. Esses mestres e doutores são agentes transformadores. Alguns já ocupam cargos importantes e se colocam na gestão do município, ou estão inseridos nas Secretarias de Ambiente, Ciência e Tecnologia, Educação e outras, utilizando pesquisas de ponta. Toda a sociedade ganha com isso”, comentou.

- É política pública do município o fomento ao conhecimento, à pesquisa e à inovação. No Instituto Macaé de Ciência & Tecnologia buscamos essa conexão entre poder público, universidade e também setor produtivo, para que essa colaboração se reverta em benefícios para a sociedade. Essa é a essência do projeto do Parque Científico e Tecnológico que já estamos executando. Por isso a conquista deste Doutorado pela UFRJ é muito significativa para nós, frisa o presidente do IMCT, Joelson Tavares.

Os estudantes, de várias partes do Brasil e até estrangeiros, que cursam o Mestrado ou as graduações e utilizam os laboratórios da UFRJ instalados na sede do Instituto de Ciência & Tecnologia, valorizam a parceria entre o governo municipal e a universidade. “A oferta do município de instalações à universidade é uma grande vantagem para todos nós. Especialmente se tratando de Macaé, uma cidade estratégica, porque fica em área de restinga protegida. Muitos projetos de pesquisa estão sendo desenvolvidos em Jurubatiba e em outros sistemas e, a médio ou a longo prazo, poderão dar bons resultados”, considera Jobert Willmen da Silva, 34, que finaliza seu mestrado este ano.

Jobert destaca ainda que não precisou de outros laboratórios, além dos da sede do Instituto de Ciência & Tecnologia, para concluir sua pesquisa. “São de excelência”, frisa. Esse fator: excelência, qualidade, foi o que provocou a aprovação do Doutorado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação do Ministério da Educação.

A maioria dos alunos que ingressaram na PPGProdBio já são mestres. Até 2013, já se somavam 34 titulados. Atualmente, o mestrado tem 37 alunos matriculados. As produções científicas do curso são aprovadas por instituições de credibilidade nacional e internacional, com destaque para Inglaterra e Japão. Outra ênfase foi a alta produtividade acadêmica. Esses fatores levaram a rápida (apenas quatro anos de implantação) evolução do curso para o padrão nota quatro.

Processo seletivo

O Edital para Processo Seletivo para o Concurso de Vagas para os Cursos de Mestrado e Doutorado do PPGProdBio/UFRJ/Macaé-2016 está previsto para ser publicado em fevereiro, logo após o recesso de Carnaval. O processo avaliativo será em série, iniciando-se com o Mestrado, seguido de Doutorado. Serão oferecidas quinze vagas no curso de Mestrado e dez no de Doutorado. Os cursos utilizarão os núcleos: Instituto Macaé de Ciência & Tecnologia (laboratórios e auditório), Cidade Universitária (Campus Prof. Aloisio Teixeira), Laboratório Integrado de Prospecção em Produtos Bioativos da Pesagro-Rio e Núcleo UFRJ do bairro São José do Barreto. No Instituto, onde estão instalados os laboratórios Integrado de Ciências Morfofuncionais; Integrado de Morfologia; Integrado de Computação Científica; Integrado de Bioquímica; Modelagem Molecular e Pesquisa em Ciências Farmacêuticas, além de Grupo de Produtos Naturais de Organismos Aquáticos, fica o escritório do ProdBio, para mais informações, localizado na rua Alcides da Conceição, 159, Novo Cavaleiros.