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Serão atendidas de graça pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais acompanhadas por equipe multidisciplinar
A prefeitura de Macaé através da Subsecretaria de Acessibilidade implantará neste mês de agosto, um trabalho de Ecoterapia nas áreas de saúde, educação e equitação buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais. O projeto terá o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar e será desenvolvido no Parque de Exposições Latiff Mussi Roch. As aulas serão direcionadas tanto adolescentes quanto para adultos gratuitamente.
O subsecretário da pasta, Hildemar Miranda, explica que a Equoterapia é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar. “A andadura do cavalo imprime movimentos tridimensionais, ou seja, em três eixos distintos para cima e para baixo, para um lado e para outro e para frente e para trás, que são estímulos somatossensorial, proprioceptivos e vestibulares para o praticante e o cavaleiro”, destacou.
Os benefícios da equoterapia são: desenvolver o controle postural do praticante pelo estímulo à via dos substratos do controle motor local;
desenvolver o equilíbrio do mesmo pelo estímulo aos substratos de controle motor postural, reações de ajuste, de defesa e de endireitamento corporais;
e aperfeiçoar o assento do praticante sobre o cavalo pelo estímulo do controle motor global.
- Nesta fase o praticante aperfeiçoa e aplica feedback/feedforward adquiridos, que o permitem manter-se equilibrado sobre à sela e unir-se coordenada e harmoniosamente aos movimentos do cavalo, desenvolvendo com o animal um conjunto biomecânico melodioso, conta Hildemar.
A equoterapia é aplicada por intermédio de programas individualizados organizados de acordo com: ¬as necessidades e potencialidades do praticante; ¬a finalidade do programa; ¬os objetivos a serem alcançados, com duas ênfases, a primeira, com intenções especificamente terapêuticas, utilizando técnicas que visem, principalmente, à reabilitação física e/ou mental; a segunda, com fins educacionais e/ou sociais, com a aplicação de técnicas pedagógicas aliadas às terapêuticas, visando à integração ou reintegração sócio-familiar.