O Secretário de Trabalho e Renda de Macaé, Glauco Simas (segundo à esquerda) com Alex Bolsa, superintendente do Ministério do Trabalho, no Centro; Ricardo Leite, fiscal do Ministério do Trabalho e res
O Secretário de Trabalho e Renda de Macaé, Glauco Simas, esteve nesta semana no Ministério do Trabalho, onde conseguiu fechar convênio para a implantação da Escola do Trabalhador 4.0 na cidade. O projeto conta com mais de 130 cursos e é o primeiro do estado do Rio de Janeiro e da região Sudeste.
O convênio prevê a cedência da plataforma e dos computadores pelo Ministério do Trabalho para a Secretaria de Trabalho e Renda de Macaé.
“A Escola do Trabalhador será uma realidade na cidade, oferecendo cursos de inclusão digital, inteligência artificial e muito mais”, comentou o secretário.
O convênio já foi encaminhado para Brasília e irá beneficiar trabalhadores, pessoas em situação de vulnerabilidade social e pessoas que querem se recolocar no mercado de trabalho. Os servidores analistas de sistema da secretaria serão os monitores e um total de 10 computadores serão instalados, sendo 4 deles já previstos para chegar em breve.
Segundo o secretário, com a previsão de inauguração em agosto, a Escola do Trabalhador em Macaé promete ser um importante espaço de capacitação e qualificação profissional. Os folders já estão sendo produzidos e o treinamento dos monitores terminará em julho, preparando-os para contribuir com o desenvolvimento e formação dos alunos.
A Escola do Trabalhador 4.0 é uma plataforma online de capacitação profissional que oferece cursos gratuitos nas áreas mais demandadas pelo mercado e atende à evolução tecnológica e a transformação digital atual.
Nessa nova versão da Escola do Trabalhador, os cursos são todos voltados para as chamadas habilidades do futuro, como programação, inteligência artificial, análise de dados, marketing digital, entre outros.
"Com isso, os profissionais podem se manter atualizados e se destacar no mercado de trabalho, conquistando melhores oportunidades de emprego e crescimento na carreira", atestou o secretário.