logo

Macaé terá mais 14 escolas de ensino integral

12/02/2008 18:15:55 - Jornalista: Simone Noronha

Mais 14 escolas da rede municipal de ensino vão começar a funcionar no sistema de horário integral este ano. Além disso, a prefeitura vai investir este ano na construção de novas escolas para atender à crescente demanda de novos alunos. As novidades foram anunciadas nesta terça-feira (12) pelo prefeito Riverton Mussi, durante o III Encontro Municipal de Professores, que reuniu cerca de dois mil profissionais de educação no Centro de Convenções Roberto Marinho (Macaé Centro).

- Por maior que seja o orçamento de Macaé, os investimentos em Educação nunca são suficientes para atender à demanda do município. Isso porque a cada ano recebemos em média 2,5 mil novos alunos, a maioria vinda de outras cidades. Para atender bem a esta demanda e manter a boa qualidade do nosso ensino, precisamos estar sempre investindo na contratação de professores e na construção de novas salas de aula, comentou Riverton, lembrando do pionerismo de Macaé na implantação do horário integral nas escolas municipais.

Sucesso entre alunos, pais e professores, o sistema de ensino integral começou a ser implantado ano passado em Macaé antecipando a meta do Ministério da Educação, que prevê o início do sistema nas escolas públicas a partir de 2009. Hoje, 41 escolas já funcionam o dia todo, oferecendo atividades como oficinas de leitura, informática e dança.

Com a entrada de mais 14 unidades escolas no sistema, Macaé terá até julho 55 escolas em horário integral implantadas pela Secretaria de Educação. A elas vão se somar outras três unidades que farão parte do Programa de Criança, uma parceria com a Petrobras, e outras 20 que serão incluídas no programa Segundo Tempo, convênio com o Governo Federal, que vai oferecer atividades esportivas três vezes por semana.

Representando no encontro os gestores escolares, a diretora da Escola Municipal Hilda Ramos, Geisa Morgado de Oliveira, lembrou que o novo sistema está sendo inovador em Macaé porque respeita a autonomia das escolas. Obedecendo à realidade das comunidades, cada unidade é livre para implantar as suas próprias atividades fora do horário normal de aulas. “É um desafio para toda a equipe, pois o sistema impõe uma mudança radical no funcionamento da escola. Mas estamos muito satisfeitas com o bom resultado”, disse a diretora.

A vice-presidente do Conselho Municipal de Educação, Ilce Broldi Santos, afirmou que a educação pública em Macaé está passando por um momento histórico. “É um momento raro e precioso, que representa um salto consciente na melhoria constante da qualidade do ensino na rede municipal. No horário integral, a criança tem a oportunidade de criar vivências que vão ajudá-la em toda a sua vida escolar”, comentou, ressaltando o empenho da prefeitura em investir também na capacitação dos professores.

Novas escolas


Entre as obras previstas para este ano, estão a construção de 40 salas de aula e de três novas escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental no Aeroporto, Novo Cavaleiros e no distrito do Sana, na região serrana. Durante o evento, o prefeito falou sobre a sua preocupação em não ter conseguido, até agora, melhorar a estrutura da Escola Juventino Pacheco, na Barra, que funciona como creche e escola de Educação Infantil.

- A escola funciona em um imóvel pequeno. Queremos desapropriar a casa ao lado para oferecer uma estrutura melhor para as crianças, com área de lazer. Estamos tentando um acordo com os proprietários da casa, e assim que tudo estiver resolvido, a escola vai ganhar cara nova, disse o prefeito. Ainda na Educação Infantil, a creche da Aroeira também vai ser transferida este ano para um novo espaço.

Outro projeto da Secretaria de Educação para este ano é a montagem de uma casa especial para o projeto Historiarte, que reúne contadores de histórias. “Dentro do projeto de ensino integral, vamos oferecer transporte para que as escolas visitem a casa, oferecendo mais uma atividade extra para os alunos”, explicou a secretária de Educação, Milmar Pinheiro.

Para os professores, a novidade é que em breve eles vão ganhar uma unidade exclusiva do Centro Municipal de Educação e Atendimento ao Escolar (Cemeaes). O novo Cemeaes será a sexta unidade do programa, que tem como principal objetivo oferecer atendimento especializado em áreas como fisioterapia e psicologia, além de atividades terapêuticas. “A nova unidade vai funcionar na Imbetiba, exclusivamente para atender ao professor que precisar de algum acompanhamento especial. Esperamos que tudo esteja pronto em março”, disse a secretária de Educação.