Mulheres correspondem a 46% dos empreendedores iniciais.
Com o objetivo de evidenciar e valorizar as mulheres como protagonistas no campo empresarial, a Secretaria de Políticas para as Mulheres promove, entre os dias 16 e 21, a Semana do Empreendedorismo Feminino.
A programação celebra o Dia do Empreendedorismo Feminino, comemorado em 19 de novembro. As atividades são voltadas para empreendedoras ou para aquelas que desejam seguir este caminho. Serão três dias de palestras com mulheres que se destacam e inspiram tantas outras e ainda exibição de filme seguido de debate, encerrando a programação.
A secretária de Políticas para as Mulheres, Jane Roriz, lembra que uma das atribuições da pasta é garantir formas de promover autonomia às mulheres, através de ferramentas que possibilitem a qualificação, o desenvolvimento de competências e habilidades e a geração de renda.
“O empreendedorismo feminino tem crescido cada vez mais, por motivos diversos. E nós estamos cientes das dificuldades que estas mulheres enfrentam nesta jornada, além dos cuidados com a casa e com a família. O nosso intuito é apoiá-las para impulsionar ainda mais estes negócios, pois criar oportunidades é fundamental para que conquistem independência financeira. Isso é essencial também no enfrentamento à violência”, destaca.
Segundo dados do Sebrae, as mulheres lideram 10,1 milhões de empreendimentos no Brasil. Os mesmos dados mostram que mulheres correspondem a 46% dos empreendedores iniciais (com até 3,5 anos de empresa). E de acordo com números do Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME), em 2019, 57% das empresas se enquadram na categoria de Microempreendedor Individual (MEI) e 54% é do segmento de serviços.
Para a coordenadora do Espaço Mulher Cidadã - equipamento público da Secretaria de Políticas para as Mulheres destinado a promover a autonomia feminina -, Adriana Leclerc, a busca de novos conhecimentos é importante para a tomada de decisões mais assertivas. Outra pesquisa do IRME aponta, por exemplo, que as empreendedoras passaram a utilizar estratégias de comunicação para divulgar produtos e serviços, além de canal de vendas digital.
"Nesse sentido, preparamos uma programação voltada para as necessidades desta mulher, observando como enxergam o mercado, quem as inspira, quais as dificuldades. A expectativa é que cada uma das convidadas promova muito conhecimento para todas nós", ressalta Jane Roriz.
Programação:
Dia 16