logo

Macaé terá Sub-Delegacia do Trabalho

25/05/2006 15:52:52 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Durante a solenidade de assinatura do convênio do Projeto Juventude Cidadã, entre o Governo Federal e a prefeitura de Macaé, na manhã desta quinta-feira (25), o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, anunciou que irá instalar na cidade uma Sub-delegacia do Trabalho. O município se comprometeu em ceder o espaço físico. O ministro assinou com o prefeito em exercício, Carlos Augusto de Paula, o Carlão, convênio para o projeto Juventude Cidadã.

O prefeito em exercício avaliou o momento como de união de forças, que vão ao encontro dos anseios da população macaense. “Com este convênio, três mil jovens entre 16 e 24 anos serão beneficiados com cursos de qualificação profissional e conseqüentemente, a inserção, a inserção no mercado de trabalho”, acrescentou.

Carlão lembrou ainda que população macaense está numa situação privilegiada, pois terá o mesmo número de vagas que o município de Nova Iguaçu, que tem mais de um milhão de habitantes. Em Macaé, serão investidos R$ 2.313.000,00 do governo Federal e uma contra partida da Prefeitura de R$ 462,600, 00.

O secretário municipal de Trabalho e Renda, Cláudio Bogado, disse que em breve serão anunciadas as regras para o cadastramento do Projeto Juventude Cidadã. Serão 40 cursos abrangendo 20 áreas, como pesca, psicultura, esporte e lazer, turismo, construção e reparos, transporte, entre outros. Na oportunidade, o secretário declarou que está em estudo a criação da Casa do Artesão, que visa incentivar o artesanato e a geração de emprego e renda.

Qualificação - O Projeto Juventude Cidadã dura de quatro a seis meses, com 300 horas durante o período. O curso engloba uma parte de qualificação básica que estimula a escolaridade, inclusão digital e questões ligadas ao exercício da cidadania. Depois, é feita a oficina-escola, com conteúdo técnico e prático, para uma ocupação que apresente demanda por uma força de trabalho na região.