Atendendo a um pedido da prefeitura feito ao Governo Federal, Macaé será uma das 4,9 mil cidades brasileiras que vai receber o Telecentro, espaço com dez computadores e acesso à Internet por banda larga. O contrato com o Ministério das Comunicações e a previsão é de que o Telecentro seja instalado em 90 dias em uma das salas da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, no Centro da cidade. Além dos computadores, o Telecentro é equipado também com projetor multimídia e câmera.
De acordo com o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Guto Garcia, a única despesa dos municípios com o projeto é oferecer o local e a segurança para os equipamentos. O Ministério entrega todo o equipamento necessário para o funcionamento, paga a conexão à internet e a manutenção.
- Depois das Casas Inteligentes nas Malvinas e na Nova Holanda, projetos da prefeitura, Macaé terá mais um espaço para promover a inclusão social através da inclusão digital, mudando a vida de muitas pessoas. Os alunos vão ter acesso a uma biblioteca digital, os comerciantes vão poder fazer compras pela internet e muitas pessoas poderão fazer cursos profissionalizantes on line, destacou o secretário Guto.
Segundo Guto Garcia, a implantação dos telecentros é o maior programa federal de inclusão digital da América Latina. "Depois dos Estados Unidos, não existe nenhum programa semelhante a esse. O Brasil vai estar na lista dos primeiros em inclusão digital", disse. O projeto de instalação dos telecentros vai custar aos cofres públicos federais cerca de R$ 120 milhões. O Governo Federal espera que até o fim do primeiro semestre todos os 5.565 municípios brasileiros estejam cadastrados para receber os equipamentos.