Foto: Divulgação
ONG Adaptsurf realizará uma demonstração de surf adaptado com pessoas com deficiência visual e paraplegia
O Instituto Adaptação e Surf montará durante o Macaé Eco Surf 2011 promove neste final de semana - sábado e domingo- o programa “Praia Acessível”, com uso de equipamentos próprios, como esteira e cadeira anfíbia, para pessoas com todos os tipos de deficiência. Na ocasião, a ONG Adaptsurf realizará uma demonstração de surf adaptado com pessoas com deficiência visual e paraplegia.
De acordo com o subsecretário de Acessibilidade e Proteção à Pessoa com Deficiência, Hildemar Miranda, nesses dois dias estará disponível uma equipe de profissionais e voluntários especializados nesta atividade de praia.
- Vamos oferecer a oportunidade aos banhistas com deficiência de aproveitar a praia e também a começar a aprender a surfar. Nosso objetivo é implementar este projeto em Macaé para o próximo verão. É uma oportunidade única na região, com possibilidade de inclusão dessas pessoas através do esporte, ressaltou Hildemar.
A Adaptsurf é uma instituição que tem como missão promover a inclusão e integração social das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, garantindo igualdade de oportunidades e acesso ao lazer, esporte e cultura, através do contato direto com a natureza. São realizados projetos voltados ao lazer, esporte e cultura, contemplando as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Atualmente o Instituto desenvolve os Projetos Surf Adaptado, Acessibilidade e Preservação da Natureza.
Surf Adaptado - Iniciado em 2007, o projeto tem como objetivo geral promover a inclusão e integração social das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida através do esporte e lazer, aproveitando a praia como ambiente e o surf adaptado como instrumento. O Instituto promove, divulga e difunde o surf como modalidade de esporte adaptados e desenvolve parcerias com entidades ligadas ao esporte, escolas de surf e outros Projetos de Surf Adaptado.
Acessibilidade das Praias - Iniciado em 2007, o Projeto pioneiro no Rio de Janeiro, tem como objetivo discutir e viabilizar a acessibilidade das praias Cariocas. A Ong Adaptsurf desenvolve estudos urbanísticos e ambientais sobre as condições dos acessos das praias e entorno, analisando principalmente o acesso à faixa de areia e ao mar pelas pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Preservação do Ecossistema Costeiro - O projeto tem como objetivo principal alertar a sociedade sobre a gravidade dos problemas gerados pelo lixo deixado nas praias, tanto para o ecossistema costeiro, como para a saúde e o lazer da população. Objetiva também conscientizar sobre a necessidade de preservação da vegetação nativa, evitando construções irregulares próximas às áreas de restinga e respeitando as Áreas de Proteção Ambiental (APAs).