Macaé: termina amanhã levantamento sobre larvas do aedes aegypti

18/10/2012 14:30:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Prossegue até esta sexta-feira (18) o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) em Macaé. O trabalho conta com aproximadamente 100 profissionais, entre agentes de combate a endemias e supervisores, que verificam a presença de larvas do vetor da dengue nos 47 bairros da cidade. A meta da equipe da Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, é vistoriar mais de quatro mil imóveis.

O supervisor geral do CCZ, Eric Souza, explica que a metodologia aplicada é por amostragem, sendo sorteados alguns quarteirões para a visitação dos agentes em cada bairro. Ele disse ainda que, com os resultados do LIRAa, serão priorizadas as regiões preferenciais para intensificar a atuação dos agentes.

- É importante que os proprietários acompanhem o trabalho dos agentes, que vão verificar os locais com água parada, a exemplo de caixas d’água, calhas, piscinas e depósitos como vasos de flores, pratos e recipientes móveis em geral. Esses locais são utilizados pela fêmea para a deposição dos ovos, que depois se desenvolvem nas formas larvária até adulta - enfatizou.

A população deve ficar atenta aos sintomas e verificar se não há nenhum foco de proliferação da larva do mosquito dentro de casa e pelo bairro. Caso seja identificado algum sinal de sintoma da doença, o morador deve procurar o posto de saúde mais próximo. Qualquer dúvida o morador deve entrar em contato com o CCZ pelo telefone 2772-6461.

DICAS

- Mantenha a caixa d’água, cisternas, poços e tambores sempre tampados.
- Retire folhas e galhos que possam impedir o escoamento da água pela calha.
- Não deixe que a água da chuva se acumule sobre a laje.
- Lave semanalmente com escova e sabão tanques utilizados para armazenar água.
- Encha de areia os pratinhos de vasos de plantas para evitar o acumulo de água.
- Guarde garrafas e baldes sempre de cabeça para baixo.
- Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira fechada.
- Lave a vasilha de água dos animais, pelo menos uma vez por semana, com bucha e sabão.
- Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana.