logo

Macaé vacina idosos contra gripe até 6 de maio

25/04/2005 15:32:23 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

A prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Saúde, iniciou na manhã desta segunda-feira, dia 25, a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, do Ministério da Saúde. A vacinação, que vai imunizar pessoas com mais de 60 anos, se estende até o dia 6 de maio. Em Macaé, a abertura foi realizada, às 8h, no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, pelo secretário municipal de Saúde, Fernando Diogo, acompanhado do subsecretário Luiz da Penha.

Segundo o secretário, até às 9h, foram vacinados 120 idosos, o que demonstra que Macaé atingirá, ou até ultrapassará, a meta proposta pelo ministério, que é vacinar 70% da população na faixa etária definida pela campanha.

As vacinas estão disponíveis em 30 unidades de Saúde, inclusive nos núcleos do Programa Saúde da Família (PSFs) e nos postos da região serrana. A Coordenação de Saúde Coletiva montou equipes para atuar nos diversos pontos espalhados pelo município. A Campanha tem o slogan “O importante é ter saúde – Vacine-se contra a gripe”.

O secretário Fernando Diogo ressaltou a importância da vacinação contra a gripe para as pessoas com mais de 60 anos. “O vírus da gripe é mutável. É importante que, anualmente, o idoso compareça às unidades de Saúde para tomar a vacina contra o vírus influenza, tipo mais agressivo da gripe, que pode causar a pneumonia e até a morte. A gripe é considerada por muitos uma doença banal, mas isso não é certo, porque ela pode ser a porta de entrada a uma série de infecções pneumocócicas. Em Macaé, desde que a campanha iniciou, há seis anos, diminuíram os casos de infecções desse tipo”, explicou.

Segundo dados do Ministério da Saúde, a vacina diminui em 90% dos casos o risco de contrair a doença. Não são conhecidas reações graves à vacina. Os idosos devem levar identidade e o cartão de vacinação. No Estado do Rio, a previsão do Ministério da Saúde é imunizar mais de 1 milhão de pessoas. No país, a meta é vacinar 10,5 milhões de idosos.

A vacinação é importante

São muitos os sintomas da gripe: coriza, dor no corpo e febre. A reduz em até 50% o risco de mortalidade na população idosa, em até 19% o risco de hospitalização por doença cardíaca e em até 23% a possibilidade de sofrer com doenças cérebro-vasculares. Como os idosos são mais vulneráveis à gripe, a chance de complicação é maior, porque há um declínio na resposta imunológica.

Todos podem tomar a vacina, mesmo que estejam gripados. A única restrição é para quem tem alergia comprovada à proteína do ovo, porque a dose é produzida em embriões de galinha.