O time do Macaé Esportes perdeu para o Boavista, por 2 a 1, no primeiro jogo da Decisão do Campeonato Carioca da Série B, neste domingo (25). O jogo foi realizado no Estádio Cláudio Moacyr, na Barra de Macaé, às 9h45. A segunda e decisiva partida será no próximo domingo em Bacaxá, distrito de Saquarema. A TV Record transmitiu a partida e, segundo o comentarista, o Macaé Esporte, patrocinado pela prefeitura, foi prejudicado pela fraca arbitragem do juiz Gutemberg de Paula Fonseca.
O Macaé abriu o placar aos sete minutos do primeiro tempo, com um belo gol de Vagão, camisa 3. Aos 18 minutos, a arbitragem marcou pênalti para o Boavista, após a bola bater na mão do jogador Nilberto, do Macaé. Na cobrança de pênalti, o camisa 9 do Boavista, Eberson, cobrou mal, chutando para fora. Allan, do Macaé, tomou o segundo cartão amarelo e foi expulso, aos 27 minutos do primeiro tempo. O técnico do Macaé, Toninho Andrade, substituiu o camisa 7, Vitinho, por Cavalini, número 13, logo em seguida.
Mesmo com um jogador a menos, o Macaé Esporte continuou mostrando raça e não se abateu, atacando e levando perigo ao gol do Boavista. Até o final do primeiro tempo, o árbitro ainda deu vários cartões amarelos para o Macaé.
- Depois que o Macaé fez 1 a 0 sobre o Boavista, o juiz não marcou mais nenhuma falta para o Macaé. E, ainda, deixou os jogadores Fábio Costa, Vagão e Edinho, pendurados para a próxima partida, cada um com um cartão amarelo, além da expulsão do Allan, declarou o técnico do Macaé.
No segundo tempo, Eberson, camisa 9, empatou aos quatro minutos. O time do Boavista seguiu pressionando o Macaé, e aos 41, acabou chegando ao segundo gol, em uma infelicidade de Vagão, que, ao tirar a bola da área, acabou chutando a bola em Bidu, camisa 8, aos 41 minutos.
- Esse árbitro é tecnicamente fraco. Ele reclamou do nosso técnico que estava na beira do campo, mas deixou o Gaúcho, técnico do Boavista, ficar várias vezes dentro da área técnica, disse Guilherme Costa, supervisor técnico do Macaé.
Durante o intervalo o ex-jogador de futebol macaense, Paulo Henrique Souza de Oliveira, 63 anos, foi homenageado pela prefeitura de Macaé e secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) com uma placa. Paulo Henrique foi o único atleta de Macaé a participar de uma Copa do Mundo, em 1966, na Inglaterra. Lateral esquerdo do Flamengo por 17 anos e capitão do time por nove, Paulo é, atualmente, técnico de futebol na Arábia Saudita.
Após o apito final, o técnico do Macaé, Toninho Andrade, ressaltou sua desaprovação quanto a arbitragem.
- O que me preocupa agora é o jogo de domingo, se em Macaé fomos prejudicados pela arbitragem, imagine em Saquarema, disse o técnico.
O sub-secretário de Esporte e Lazer, Walter Bittencourt, declarou que o diferencial do jogo foi o árbitro.
- Quem assistiu a partida pela televisão pode ver os erros da arbitragem. Tanto que o próprio comentarista da TV Record disse isso no ar. Mesmo assim o time do Macaé fez uma boa partida, e vamos buscar a vitória no próximo domingo, declarou Walter Bittencourt, o Waltinho.
No próximo domingo (02), o jogo será disputado em Bacaxá, distrito de Saquarema, e o Boavista tem a vantagem da vitória, podendo perder de um gol de diferença. O time que vencer o Campeonato da Série B, entra para a elite do futebol do Estado do Rio de Janeiro, e vai disputar a primeira divisão do Campeonato Carioca de 2007.
Ficha técnica:
Árbitro: Gutemberg de Paula Fonseca
Auxiliares: Marcelo Fonseca Duarte e Fagner de Almeida Santos
Gols: Vagão – 7`/1ºT; Eberson – 4`/2ºT; Bidu, contra – 41`/2ºT
MACAÉ: Bruno Garcia, Serginho, Alan, Vagão e Nilberto; Gedeil, Vitinho (Cavalin), Bidu e Edinho (Márcio); Fábio Costa e Jones - Técnico: Toninho Andrade
BOAVISTA: Erivelton, Sérgio Gomes, Cadão, Róbson e Maciel; Tiaguinho, Marcelo Cardoso, Jéferson (Jackson) e Flavio Santos (Wennedy); Eberson e Buti - Técnico: Gaúcho