A prefeitura de Macaé inova neste ano em sua participação na mais tradicional feira de óleo e gás da América Latina, a Rio Oil & Gas Expo and Conference, que será realizada de 11 a 14 de setembro, no Riocentro, Rio de Janeiro. A prefeitura vai compartilhar o estande com o governo municipal de Casimiro de Abreu e com a Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro). Macaé vai apresentar na feira as oportunidades econômicas para investidores nacionais e internacionais no município.
- Nosso objetivo é reforçar a vocação da região Norte Fluminense para o petróleo e destacar que há espaço para novos investimentos, como para o Pólo Industrial de Macaé, que expressa a preocupação do governo em criar novos mecanismos de sustentabilidade econômica para a cidade – destaca o secretário de Comunicação, Romulo Campos, acrescentando que a Rio Oil & Gas é uma das mais expressivas feiras do segmento do petróleo e gás e Macaé participa com metas concretas de atração de novos investimentos.
A Rio Oil & Gas Expo and Conference 2006 vai utilizar os pavilhões um, dois, três e quatro do Riocentro, ocupando uma área de 30,5 mil metros quadrados. Vinte e um países vão participar do evento, são cerca de 700 expositores e expectativa de trinta mil visitantes nos quatro dias de realização da feira. O lema escolhido neste ano, “Auto-suficiência do Brasil em petróleo: uma nova era de oportunidades e desafios”, demonstra a expressiva participação da Bacia de Campos no arranjo econômico do petróleo e gás, já que a região é responsável pela produção de 83% do petróleo nacional e 42% do gás natural.
OPORTUNIDADE - O secretário de Indústria, Comércio, Abastecimento e Energia, Alexandre Gurgel, vai transferir seu gabinete da sede da secretaria, em Macaé, para o estande da prefeitura de Macaé na Rio Oil & Gas. Durante os quatro dias de feira, Gurgel e sua equipe técnica vão mostrar as potencialidades econômicas do município para investidores. “Macaé é um grande centro de oportunidades, a cidade passou por um substancial crescimento nos últimos 20 anos e desenvolve ações agressivas para garantir seu desenvolvimento sustentável”, destaca.
A criação dos pólos Industrial e Tecnológico, o ordenamento do Pólo de Serviços, a implantação do Complexo Universitário serão mostrados aos empreendedores nacionais e internacionais que irão visitar a feira. “O Pólo Industrial de Macaé possui um conceito novo que está sendo ajustado para atender a realidade das necessidades da indústria de operação de petróleo e gás e de outros setores”, comenta Gurgel.
A construção pela Petrobras de novas sedes administrativas na cidade foi analisada pelo secretário como uma demonstração que a indústria de extração de petróleo e gás em Macaé possui um espaço grande para ampliação. “Estamos viabilizando mecanismos para dar suporte a esta indústria com a melhoria dos equipamentos logísticos como os projetos para a construção do novo Terminal Marítimo, com apoio offshore; a ampliação do aeroporto e a implantação do Centro Logístico Industrial Aduaneiro”, destaca.
O Coordenador de Comércio Exterior, Adolpho Moura, lembra que no dia 25 de agosto, foi aprovado o projeto da implantação do Centro Logístico Industrial Aduaneiro em Macaé pela Presidência da República, através de uma Medida Provisória.
De acordo com o secretário de Indústria e Comércio, Macaé está oportunizando um cenário para investimentos industriais, com incentivo de logística adequada e capacitação da mão-de-obra; de comércio, com fortalecimento do setor e interesse de empresários para a construção de um Shopping Center de médio porte; e de serviços, com ampliação das empresas de suporte ao setor de exploração de petróleo e gás, além do turismo e da construção civil.
Feira terá conferências e sessões técnicas
A Rio Oil & Gas Expo and Conference terá conferências realizadas pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) em paralelo à feira. Empresários da indústria, em busca de oportunidades de conhecimento das novas tecnologias e práticas de gestão na área de Petróleo e Gás, vão participar.
Painéis, sessões técnicas e rodadas de negócios serão realizados. As rodadas são promovidas pelo Sebrae e pela Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP), com apoio do IBP. A feira acontece de segunda a quinta, das 12h às 20h. Já as conferências são realizadas todos os dias do evento, das 9h30 às 19h.