Macaé vai representar o país caribenho de Santa Lúcia na passagem da Tocha

28/05/2007 17:15:42 - Jornalista: Catarina Brust

Visando fortalecer o espírito de integração entre todos os países envolvidos, cada cidade anfitriã do Revezamento da Tocha Pan-americana Rio 2007, se tornará, simbolicamente, representante dos 42 Comitês Olímpicos Nacionais dos países participantes dos Jogos. Macaé foi selecionada para representar o país de Santa Lúcia, ilha vulcânica banhada pelo oceano Atlântico e pelo mar do Caribe. Isso permitirá a divulgação da cultura e da história das Américas para o público brasileiro.

Santa Lúcia é o local de nascimento de dois ganhadores de prêmios Nobel: sir Arthur Lewis (Economia) e Derek Walcott (Literatura). Suas montanhas, cortadas por vales cobertos de vegetação e rios de águas transparentes, fornecem belos cenários naturais. Mesmo sujeita a furacões, a ilha baseia sua economia na agricultura, com destaque para a produção de banana.

A área do país é de 616 km2, dos quais 606 são de terra firme, e a língua oficial é o inglês. A população é de cerca de 160 mil habitantes. A independência do país foi conquistada do Reino Unido em 19 de fevereiro de 1979, e a capital de Santa Lúcia é Castries.

Santa Lucia é uma pequena nação localizada ao norte das ilhas de Trinidad e Tobago e São Vicente e Granadinas e, ao sul da ilha de Martinica. Seu território compreende uma ilha vulcânica e montanhosa, com alguns vales férteis, e com 158 quilômetros de costa. Seu ponto mais alto é o Monte Gimie, que fica a 950 metros sobre o nível do mar.

A maior cidade é a capital, Castries, onde reside mais de um terço da população. Outras cidades relativamente importantes são Soufrière, onde se localizam alguns mananciais e emanações sulfurosas do vulcão Qualibou, e Vieux Fort, onde se localiza o aeroporto internacional.

O clima é tropical moderado por ventos do noroeste e a temporada de chuva começa em maio e termina no mês de agosto. Suas montanhas Piton (Gros Piton e Petit Piton) são um dos símbolos das ilhas do Caribe. O país também cultiva outras culturas como o coco, manga, fruta-pão e grapefruit. Como alternativa à atividade agrícola, o governo local amplia as atividades voltadas para o turismo.

A população é formada por cerca de 90,5% de afro-americanos, 5,5 % de euro-africanos, 3,2% indianos, e 0,8% de europeus meridionais, esses dados de 1996, compõem a população de nacionalidade santa-lucense. Muitos santa-lucenses também falam francês e espanhol.