logo

Macaé vai sediar Circuito Costa do Sol de Enduro a Pé

16/10/2006 17:00:16 - Jornalista: Catarina Brust

O trekking de regularidade ou enduro a pé é uma modalidade esportiva nova praticada no Brasil há cerca de 12 anos, e no Rio de Janeiro, há seis anos. O objetivo é percorrer trilhas em meio a obstáculos naturais dentro de um tempo ideal estabelecido pela organização, unindo o esporte ao contato com a natureza. Agora, o enduro a pé também poderá ser praticado no município com a realização da etapa inaugural do Circuito Costa do Sol de Enduro a Pé. As inscrições já estão abertas.

A competição, que será realizada no Parque Atalaia no dia 26 de novembro, a partir das 9h, é promovida pela Trilhas e Tekking e tem apoio da prefeitura e das secretarias de Esporte e Lazer (Semel), educação (Semed), Meio Ambiente (Semma), Comunicação Social (Secom) e Empresa Municipal de Turismo (Macaé Tur).

- Há dois meses atrás tive contato com a idéia e essa modalidade esportiva. Gostei muito porque o trekking de regularidade pode ser praticado por quase todas as pessoas, a partir dos doze anos de idade, e que trás qualidade de vida para a população. E, ainda, é um esporte inédito na cidade, que a prefeitura está trazendo agora, explica Walter Bittencourt, sub secretário de Esporte e Lazer.

O Parque Atalaia é uma reserva de Mata Atlântica com 234 hectares com o objetivo de promover educação ambiental, identificação de espécies animais e vegetais e pesquisas. O parque está localizado a 27 quilômetros do centro de Macaé, abrangendo os distritos de Cachoeiros de Macaé e Córrego do Ouro..

- Tais características tornam a região ideal para a prática do trekking, pois apresenta uma vasta área para caminhada, com trilhas já existentes, além do fato de levar para a região um grupo de pessoas conscientes com relação à preservação de ambientes naturais como este, ressalta Ana Jaqueline Barreto de Oliveira, sócia da empresa organizadora do evento.

O trekking de regularidade teve origem no enduro de moto e é formado por equipes de três a seis pessoas. As equipes recebem da organização da prova uma planilha com a velocidade de cada trecho, a distância percorrida, indicações e a trilha. “Um dos componentes da equipe é o contador de passos, que vai medie as distâncias. Não podem ser usados nenhum tipo de aparelho de localização. No caminho, as equipes passam pelos Pontos de Controle (Pcs) que registra a hora e a passagem do grupo. A equipe que passa adiantado perde dois pontos e a que passa atrasado perde um. Se não passar pelo ponto de controle, perde dois mil pontos. Contam também as questões ambientais, se a equipe largar lixo pelo caminho, também perde pontos”, observa Jaqueline.

A empresa que promove o Circuito Costa do Sol escolheu Macaé para sediar a etapa inaugural, por ser uma região de grande potencial e com locais aprazíveis. O esporte começou a ser praticado em Minas Gerais, numa prova isolada há 15 anos atrás. Em 1994, o enduro chegou a São Paulo e logo depois, através do jornalista Kadu Freitas, da Rádio Mec, ao Rio de Janeiro. Kadu é hoje o responsável pela Trilha Carioca que promove o Circuito Carioca de Trekking. O jornalista também é o padrinho do Circuito Costa do Sol que será realizado em Macaé.

- A intenção é fazer de Macaé o ponto inicial para a divulgação desse esporte na região. Depois levaremos o evento para Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Quissamã, etc, observa Jaqueline.

As inscrições para o Circuito Costa do Sol já podem ser feitas pelo site: www.trilhasetrekking.com. Cada equipe deve ter entre três e seis pessoas e pode se inscrever numa das três categorias: graduados A (top de linha – os mais experientes), graduados B (intermediários) e trekking (iniciantes). Cada categoria dará a largada com três minutos de intervalo. Adolescentes entre 12 e 16 anos precisam de autorização do responsável.

- As equipes precisam de uma calculadora simples (para contar os passos) e de uma bússola ou um computador portátil. É bom vestir uma calça comprida e camiseta de dryfit e levar repelente, explica Jaqueline, que também é praticante do enduro a pé.