Macaé vai sediar o Encontro Regional de Tutores do Programa "Formação pela Escola". A programação, que está em fase de conclusão, irá acontecer no dia 28 de agosto, das 8h às 18h, na sede da Cidade Universitária. Cerca de 70 participantes estão sendo esperados, entre gestores e técnicos que atuam como tutores em diversos municípios do Rio de Janeiro.
O objetivo do encontro, que será ministrado pela equipe pedagógica regional, é destacar questões essenciais para os tutores, como o fortalecimento da gestão democrática das escolas, a utilização adequada do dinheiro e a diversificação e contextualização das ações visando à ampliação do controle social sobre os recursos. Segundo a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia, o encontro regional será de fundamental importância para alinhar as ações dos municípios no que se refere à Formação pela Escola.
- O programa Formação Pela Escola é um curso que visa capacitar as pessoas envolvidas com a execução, acompanhamento, avaliação, prestação de contas e controle social dos recursos públicos destinados aos programas do FNDE. Estamos satisfeitos com o “Formação pela Escola”, que em Macaé foi implementado em 2009 - lembrou Marilena.
Todos os programas são abordados através de módulos, como Competências Básicas, Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Transporte Escolar (PTE), Programas do Livro (PLI), Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e do Fundo de Educação Básica (Fundeb), que fazem parte da grade da rede municipal de ensino. Os cursistas são avaliados pelo tutor através da resolução de atividades nos encontros presenciais e no trabalho final, que é um plano de ação entregue ao final de cada módulo.
Para intensificar as ações do programa, a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, selecionou profissionais que fazem parte da equipe pedagógica para fazerem o curso de capacitação para novos tutores no Rio de Janeiro. O treinamento segue até o dia 23 de agosto com a etapa plataforma Moodle.
A plataforma é um sistema de aprendizagem a distância do Ministério da Educação, em que é ministrada parte da formação dos novos tutores do Programa Formação pela Escola. Durante esta etapa, que o profissional recebe as atividades a serem desenvolvidas, a interação entre os cursistas e os tutores é feita através de diversos recursos como chats, fóruns de debates, base de dados que podem ser consultados a qualquer momento.
De acordo com o tutor e coordenador do “Formação pela Escola” da rede municipal, Orlando Henriques, após a conclusão do treinamento, os novos tutores estarão aptos a ministrar os cursos do programa a partir do mês de setembro: “Este é um fator positivo, pois os novos tutores poderão ministrar módulos, como a segunda etapa do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). São os tutores que contribuem na multiplicação do conhecimento e ajudam a melhorar ainda mais a qualidade de ensino do município", ressaltou.
Henriques pontuou também que no ano letivo de 2011, o “Formação pela Escola” contou com 245 participantes nas 14 turmas abertas. Eles fizeram parte dos módulos “Fundo de Manutenção e desenvolvimento da Educação Básica” e de “Valorização dos Profissionais da Educação” (Fundeb), “Políticas Públicas na Educação Básica”, “Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)”, “Controle Social para Conselheiros”, “Programa Nacional de Alimentação Escolar” (Pnae), “Programa Nacional de Transporte Escolar” (Pnate) e Programa do Livro (PLI).
- No encerramento do curso, os alunos apresentam um trabalho voltado para relato de experiências ou problemas do cotidiano escolar, com estratégias educacionais para solucioná-los, finalizou o coordenador.