Macaé está se preparando para a realização do Encontro Regional do Programa Mais Educação. A programação vai acontecer no dia primeiro de abril, na Cidade Universitária, às 8 horas. O evento será dividido em duas etapas: das 9h às 12h, quando será direcionado aos profissionais que atuam na rede municipal de ensino. Já das 14h30 às 17h será voltado para representantes de 20 municípios do estado, que também aderem ao programa.
O objetivo do Encontro Regional do Programa Mais Educação é destacar orientações e novas mudanças, além de estimular aos municípios atendidos a desenvolver a Educação Integral. Conforme a determinação do Plano Nacional de Educação, 50% das escolas públicas do Brasil contem com Educação Integral até o ano de 2020. O evento deve receber cerca de 400 representantes, entre eles dirigentes de escolas, coordenadores e integrantes das equipes que integram o “Mais Educação” da rede municipal de ensino e de municípios como Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Rio das Ostras, Iguaba, Araruama, Carapebus, Quissamã, Búzios, Araruama e Silva Jardim.
O Encontro Regional terá como palestra principal “Educação Integral e Programa Mais Educação: espaços, tempos e oportunidades educativas”. A ocasião será marcada pela mestre em Ciências Sociais e Consultora Técnica do Programa Mais Educação do Ministério da Educação, Lucenir de Andrade Pinheiro.
Em Macaé, 13 unidades municipais cadastradas no Programa Mais Educação desenvolvem oficinas como reforço escolar de letramento e matemática, dança, canto, teatro, voleibol, educação ambiental, tênis de mesa, xadrez, promoção da saúde, rádio escolar, capoeira, banda de fanfarra, judô, ginástica rítmica e educação em direitos humanos. As escolas municipais são Carolina Curvello Benjamin, Ancyra Gonçalves Pimentel, Botafogo, Eraldo Mussi, Professora Elza Ibrahin, Pedro Adami, Professora Maria Letícia Santos Carvalho, Maria Isabel Damasceno Simão, Ciep Municipalizado Darcy Ribeiro, Leonel de Moura Brizola, Aterrado do Imburo e Ciep Municipalizado Oscar Cordeiro. A previsão é que 14 novas escolas façam a adesão ao programa, ainda neste ano letivo.
Programa - O “Mais Educação” foi criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em campos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.
O “Mais Educação” é uma iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com as secretarias estaduais e municipais de educação. Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
A intenção do Ministério da Educação é chegar a abrangência de 100% do programa em todos os municípios do estado do Rio de Janeiro. Macaé conta com 32 unidades municipais de tempo integral. O projeto de implementação de escolas de tempo integral visa a permanência dos alunos na escola para fazer parte de aulas extracurriculares.
Além disso, o programa oferece atividades alternativas e oficinas ministradas por monitores. Entre as oficinas estão esportes como xadrez, geração de renda e formação da cidadania.
Outra proposta do “Mais Educação” é fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), utilizando os resultados da Prova Brasil de 2005. Por esse motivo, a área de atuação do programa foi demarcada inicialmente para atender, em caráter prioritário, as escolas que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), situadas em capitais e regiões metropolitanas.
Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, materiais de consumo e de apoio segundo as atividades. As escolas beneficiárias também recebem conjuntos de instrumentos musicais e rádio escolar, dentre outros; e referência de valores para equipamentos e materiais que podem ser adquiridos pela própria escola com os recursos repassados.