Foto: Bruno Campos
Lançamento oficial do Programa foi realizado nesta quinta-feira (11), em evento virtual
Ao concentrar a infraestrutura e expertise necessárias à dinâmica de produção de óleo e gás em águas profundas e ultraprofundas, Macaé segue como referência para um novo marco do mercado offshore, pautado na proposta de revitalização dos campos maduros.
Criado através da ideia e conceitos debatidos pela cadeia produtiva do petróleo local, o Promar (Programa de Revitalização e Incentivo à Produção de Campos Maduros) representa hoje a iniciativa concreta de garantir sobrevida às operações que, por quatro décadas, transformaram Macaé como referência global nas atividades de óleo e gás.
No lançamento oficial do Programa, realizado nesta quinta-feira (11), o secretário adjunto de Trabalho e Renda, Cristiano Almeida Gelinho, representou o prefeito Welberth Rezende, reiterando as expectativas da cidade para reforçar o potencial produtivo da Bacia de Campos.
“A proposta do nosso governo é acompanhar todas as discussões e iniciativas que visam potencializar a nossa referência como pilar do mercado do petróleo. A iniciativa do Promar tem a essência da nossa cidade, que abraçou essa atividade de óleo e gás ao longo das últimas quatro décadas, contribuindo para alavancar a economia regional e nacional”, defendeu Gelinho.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna, e o secretário adjunto de Políticas Energéticas, Júnior Luna, também acompanharam o lançamento do Programa.
Promar
O Promar propõe ações que possam integrar medidas governamentais e investimentos privados para reaquecer a produção de óleo e gás em campos com décadas de operação, elevando a vida útil dessas áreas, através da rediscussão das concessões.
A proposta visa estimular que grandes operadoras do petróleo repassem o direto de concessão desses campos, permitindo, assim, que empresas que prestam serviços para a indústria possam investir no aumento da capacidade de produção nessas áreas.
No evento, o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, reconheceu a importância da região Norte Fluminense para o mercado do petróleo.
“Em breve faremos visita a Campos e a Macaé diante do grande interesse nesta região que atende a dinâmica do mercado. O Promar não teria sido criado sem essa sinergia”, destacou.
Também participaram do encontro virtual, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Leonardo Soares, os deputados federais Christino Áureo, Paulo Ganimi, Otoni de Paula e Clarissa Garotinho, além do prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, que preside a Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro).
Representantes de instituições do petróleo também participaram do evento: Agência Nacional do Petróleo (ANP), Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP) e a Federação da Indústria do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e Associação Brasileira de Produtores Independentes de Petróleo e Gás (Abpip).