Foto: Divulgaçao
Mais de 200 jovens participaram da 1ª conferência, que trouxe o tema “Juventude, Desenvolvimento e Consolidação de Direitos”
O Presidente do Conselho Municipal em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA) de Macaé, Antonio Felipe Gonçalves, membro titular do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), representou o órgão nacional e a cidade de Macaé em duas conferências municipais da Região Litorânea do Estado. Depois de participar da organização da 1ª Conferência de Macaé, considerada a maior do Estado do Rio de Janeiro – tendo mais de mil inscritos, Antonio Felipe participou das Conferências de Armação dos Búzios e Rio das Ostras. Os eventos aconteceram nos dias 16 e 17 de setembro.
No primeiro evento, em Búzios, participou da solenidade de abertura e discursou sobre este importante momento para a juventude em toda a região. “Este é um momento marcante na história de Búzios e em outras cidades do nosso estado. A juventude que sempre se fez presente na construção da história deste país, agora, acompanha e atua nas discussões de políticas públicas, das quais será beneficiada. Este é um exemplo de democracia participativa e de uma juventude atuante”, afirmou.
De acordo com a Prefeitura de Búzios, mais de 200 jovens participaram da 1ª conferência, que trouxe o tema “Juventude, Desenvolvimento e Consolidação de Direitos”. O prefeito local, Mirinho Braga, e a deputada estadual Janira Rocha também participaram do evento.
Um dia depois, Antonio Felipe representou novamente a Conjuve na 1ª Conferência de Rio das Ostras, onde elogiou a iniciativa dos municípios em realizar as conferências. “Os municípios que ainda não realizaram a conferência precisam se espelhar nos exemplos de Macaé, Rio das Ostras e Búzios. Ao gerar este espaço para a discussão das políticas sobre a juventude, estamos colaborando para a formação de cidadãos mais conscientes e participativos com a democracia”, apontou.
Ele ressaltou que este espaço vem para atender aos anseios da própria juventude, que sente a importância de participar destas discussões. “A juventude quer ser ouvida e o Poder Público precisa oferecer esta oportunidade”, pontuou.
Os delegados eleitos nas conferências municipais vão participar da Etapa Estadual da II Conferência Nacional de Juventude, que acontecerá entre os dias 28 e 30 de outubro, no Rio de Janeiro. Na ocasião, também será discutido o Plano Estadual de Juventude, que está em fase de construção do Grupo de Trabalho para a elaboração do relatório da Política Estadual de Juventude.