Macaenses podem decidir prioridades para utillização da verba pública

02/08/2010 12:03:41 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Kaná Manhães

Cavaleiros, Recando da Lagoa e São Marcos decidem obras prioritárias nesta segunda

Pela primeira vez na história do município de Macaé, a população pode indicar, de forma direta, obras e serviços prioritários para o seu bairro e a cidade. O Orçamento Participativo, iniciativa do governo Riverton Mussi, está em fase de implantação. Desde o dia 20 de julho, o grupo de trabalho da prefeitura tem promovido duas reuniões diárias com a população nos bairros. Ao todo, serão mais de quarenta encontros, em que os moradores terão a oportunidade de opinar diretamente sobre as soluções para o município.

De acordo com o Secretário de Gestão e Coordenador do Programa, Romulo Campos, a implantação do Orçamento Participativo representa um momento histórico. “O OP estabelece uma reviravolta no modelo tradicional de se fazer orçamento, pois consiste em uma moderna e eficaz ferramenta de gestão pública. Estamos bastante satisfeitos com os resultados obtidos até o momento. A população tem participado e, o mais importante, contribuído com qualidade para que o Orçamento Participativo seja implantado de maneira irreversível no município”, destacou.

Indicações de prioridades também podem ser feitas pela internet

Além de participar das reuniões realizadas nos bairros, os macaenses também podem fazer suas indicações pela Internet. Para isso, é necessário ter mais de 16 anos e cadastrar o CPF através do site www.macae.rj.gov.br∕op. “O cadastramento do CPF é uma exigência mínima para garantir que cada cidadão faça a sua indicação apenas uma vez”, explica Romulo.

No dia 25 de agosto, as indicações colhidas nas reuniões e pela Internet serão encaminhadas à Secretaria de Planejamento, que irá converter as informações em uma peça técnica e, então, repassadas ao Legislativo, até o dia 18 de outubro, para aprovação. Inicialmente, a meta do OP é aplicar 5% dos recursos destinados aos investimentos no orçamento municipal, de forma compartilhada com a população.

O Orçamento Participativo é um trabalho conjunto das Secretarias de Planejamento, Fazenda, Controle Interno, Ciência e Tecnologia, da Defesa Civil, do gabinete da Vice-prefeita Marilena Garcia (PT), do programa Macaé Cidadão, sob a coordenação da Câmara Permanente de Gestão. E conta com a Comissão de Acompanhamento do Orçamento Participativo, presidida pelo vereador Danilo Funke (PT).

Confira onde serão realizadas as próximas reuniões do Orçamento Participativo:

2 de agosto
Cavaleiros – 18h30 – Tênis Clube Sede Praia
Recanto da Lagoa/São Marcos – 18h30 – Auditório Universidade Estácio de Sá
3 de agosto
Visconde de Araújo – 18h – Escola E. Visconde de Araújo
Campo D´Oeste/Maringá/Campo Grande/Bela Vista - 18h – CIEP 455 M. Maring
4 de agosto
Mirante da Lagoa/Vivendas da Lagoa e Morada das Garças / Jardim Guanabara – 18h30 – Salão da Associação de Moradores (Praça do Mirante)
Botafogo/Novo Botafogo/Morro do Lazaredo – 18h30 – Colégio M. Botafogo
5 de Agosto
Malvinas / Nova Malvinas – 18h30 – Escola Parque M. Wanderlei Quintino
Riviera Fluminense / Cancela Preta / N. Horizonte e Sol y Mar – 18h30 – Auditório do Ginásio Poliesportivo
6 de agosto
Areia Branca – 19h – E. M. Zélia de Souza Aguiar
Bicuda Grande/ Serra Escura / Bicuda Pequena / Serro Frio – 19h – E. M. Maria Augusta de Aguiar Franco (Bicuda Pequena)
Veja o cronograma completo do Orçamento Participativo pelo site: www.macae.rj.gov.br/op.