MacaéTur se reúne com donos de pousadas no Sana

03/08/2006 14:36:34 - Jornalista: Sônia Braga - MacaéTur

Membros da Associação das Pousadas do Sana e o presidente da MacaéTur, Paulo Longobardi Filho, estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira, (2) na região serrana, para tratar de assuntos referentes ao crescimento do turismo ecológico e rural na região. Na oportunidade, Longobardi Filho argumentou a necessidade de se formar uma comissão com pessoas da localidade, para que a MacaéTur possa interagir em conjunto e, dessa forma, agir para que a região seja divulgada por ser um lugar propício ao turismo de aventura e ecológico.

O presidente da MacaéTur esclareceu que as dificuldades atuais em relação ao distrito podem ser sanadas, desde que haja entrosamento entre o poder público e a comunidade.

- A MacaéTur está com projetos voltados ao turismo ecológico e de aventura. Tanto que inauguramos recentemente uma Base de Operações Turísticas no distrito de Glicério e, segundo o prefeito Riverton Mussi, o Sana também terá uma base em breve. Mas, para que os projetos de implementação do turismo na região sejam completos, é preciso coesão por parte dos comerciantes, donos de pousadas e conscientização da comunidade. Para isso, precisamos trabalhar em conjunto, argumentou.

O presidente da Associação de Pousadas, Antenor Lima de Souza, por sua vez, não só concordou com o presidente como se comprometeu a comparecer à MacaéTur para fornecer dados precisos sobre a atual situação do Sana. “Estou entregando ao presidente Longobardi Filho a primeira etapa do projeto Renova Sana, com o plano de pequenas ações, pedindo ao Poder Público colaboração para o desenvolvimento turístico do Sana, que apesar de todas as dificuldades, já é um destino turístico dos mais conhecidos no Brasil”, disse.

No projeto apresentado por Souza, é enfatizada a atenção a determinados pontos turísticos, como manutenção das placas de boas vindas, a construção de uma fonte, a construção de um mini-parque aquático e a demolição dos barracos ao redor do Poço da Canoa, na chegada do centro do Sana, que favelizou o local. “Esses são alguns problemas de solução imediata”, finalizou.