A prefeitura de Macaé, através da secretaria Municipal de Obras (Semob) continua realizando obras na rede de drenagem de águas pluviais em diversas ruas que se localizam nas proximidades da Avenida Ayrton Senna e que ficam abaixo do nível do mar. As obras, que fazem parte do Projeto de Macro-drenagem, têm o objetivo de minimizar os alagamentos quando chove mais forte no município.
As obras vão beneficiar vários bairros da região, onde, segundo o secretário municipal de Obras, Tadeu Campos, foi realizado, no início de 2005, um estudo visando detectar as causas dos constantes alagamentos. Esse estudo mostrou que alguns locais dessa área, cerca de 250 hectares, ficam em média 25 centímetros abaixo do nível do mar. Essa área mais baixa compreende alguns locais dos bairros Visconde de Araújo, Miramar, Campo D’Oeste, Novo Horizonte, Sol y Mar, Rivieira I e II.
Os levantamentos indicaram o subdimensionamento da atual rede, que estava pequena diante da vazão de água. A Semob iniciou, a troca de manilhamento e a desobstrução na atual rede. Foram construídos, ainda, ao longo do canteiro central da Ayrton Senna, quarenta poços de visita (dispositivos que podem ser feitos de alvenaria ou concreto, colocados em vários pontos do sistema de drenagem) que serão usados para a manutenção e limpeza das galerias de águas pluviais.
Para acabar com o estrangulamento em várias esquinas da Ayrton Senna, novas galerias foram instaladas, paralelas às já existentes em várias ruas da região, utilizando manilhamento com maior diâmetro. Entre as ruas já atendidas pelo projeto estão a Avenida Prefeito Antônio Curvelo Benjamim, onde foi construída uma nova galeria, com um metro de diâmetro e 250 metros de extensão, e as Avenidas Argentina e Venezuela, onde foi instalada uma nova rede de águas pluviais. A antiga rede que tinha 400 metros foi desobstruída e ampliada em cerca de 150 metros, chegando até depois da praça no Campo D’Oeste.
Redes pluviais de novas ruas são ampliadas
Neste início de 2006, as obras continuam e estão sendo ampliadas as redes de águas pluviais em várias outras ruas da região, prosseguindo a captação de água da parte mais baixa, interligando essas redes, que fazem parte da bacia hidrográfica do Canal da Fábio Franco, à rede de água pluvial da Ayrton Senna. Essas águas, explicou Tadeu Campos, são captadas e levadas para o Canal da Fábio Franco, melhorando o fluxo das águas pluviais na região e acabando com os alagamentos.
O secretário de Obras informou também que vai ser instalada uma Estação Elevatória na Ayrton Senna para descarregar no Canal Fábio Franco. Essa Elevatória, com bombas de drenagem, facilitará ainda mais o escoamento das águas.
Depois das obras na Ayrton Senna, a Semob iniciará obras no Canal da Fábio Franco, onde serão alargados alguns pontos de estrangulamento, para possibilitar a vazão mais rápida em direção ao mar.
De acordo com a Semob, o projeto de macro-drenagem é mais amplo e vai atender, além da região dos bairros que desembocam na Avenida Ayrton Senna, outros locais da cidade, como Centro, Nova Holanda, Lagomar, Nova Esperança, entre outros. Essas obras serão iniciadas quando for concluída a macro-drenagem da Ayrton Senna.