logo

Macrodrenagem: licitação marcada para a próxima semana

09/01/2008 09:06:01 - Jornalista: Simone Noronha

A prefeitura de Macaé marcou para a próxima segunda-feira (14) a licitação para o projeto de Macro-drenagem do município. A novidade foi anunciada nesta terça-feira (8) pelo prefeito Riverton Mussi, que aponta a obra como um dos principais investimentos do seu governo. Ao todo, são R$ 240 milhões em obras de saneamento e drenagem. O principal objetivo é acabar com o problema de alagamentos em pontos críticos e coletar 100% do esgoto das residências para as Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs).

- É um investimento alto, com obras previstas para cinco anos. O projeto desta obra estava no Tribunal de Contas desde 2006 para aprovação. Já marcamos a licitação e agora é só uma questão de tempo. Se tudo correr conforme o previsto, as obras começam até abril, disse o prefeito.

De acordo com o secretário de Obras, Tadeu Campos, a primeira etapa da obra vai começar pela drenagem na região dos bairros Sol y Mar, Riviera e Campo do Oeste, áreas da cidade que hoje são mais atingidas pelos alagamentos, por estarem bem abaixo do nível do mar. A obra vai começar pelo alargamento do canal da Avenida Evaldo Costa (antiga Ayrton Senna), que vai passar a ter quatro metros de largura e dois metros de profundidade. “Além disso, vamos retirar todos os obstáculos deste canal, fazendo com que a água chegue com mais força e rapidez no canal da Avenida Fábio Franco”, explicou.

Na Fábio Franco, as obras vão continuar com a reforma do canal e a retirada das manilhas e tubulações debaixo das pontes, que hoje são responsáveis pela formação de redemoinhos, que dificultam a passagem da água. Do canal da Fábio Franco, a água segue para a Avenida Télio Barreto, onde serão instaladas mais quatro bombas de sucção, aumentando a vazão para oito mil litros por segundo, que hoje é de três mil litros.

A primeira etapa das obras de macro-drenagem vai incluir a ampliação dos canais dos Jesuítas e do Capote para onde, durante as chuvas, são escoadas as águas de diversos outros bairros da área central. As obras vão incluir a ampliação das galerias de águas pluviais de pontos como as avenidas Télio Barreto e Teixeira de Gouveia, no Centro, e a Agenor Caldas, na Imbetiba. A macro-drenagem inclui ainda melhorias na drenagem dos bairros Novo Cavaleiros e Imboassica.