O consórcio liderado pela empresa Odebrecht foi o vencedor da licitação para as obras de Macrodrenagem de Macaé, que começam até abril. A novidade foi anunciada nesta sexta-feira (15) pelo prefeito de Macaé, Riverton Mussi, durante a solenidade de abertura dos trabalhos da Câmara de Vereadores. O valor total da licitação é de R$ 270 milhões, e prevê obras para os próximos cinco anos. O principal objetivo do projeto é acabar com os problemas de alagamentos no município.
De acordo com Riverton Mussi, o contrato com o consórcio vencedor da licitação será assinado nas próximas semanas. A partir daí, as empresas têm até 30 dias para iniciar os trabalhos. Por determinação do prefeito, as obras vão começar pelas áreas mais críticas da cidade, que vêm sofrendo mais com os transtornos causados pelas chuvas. “Vamos pelos bairros Sol y Mar, Riviera, Campo Grande e Campo do Oeste, além de fazer melhorias no canal da Avenida Fábio Franco”, disse Riverton.
De acordo com o secretário de Obras, Tadeu Campos, os trabalhos vão começar pelo alargamento do canal da Avenida Evaldo Costa (antiga Ayrton Senna), que vai passar a ter quatro metros de largura e dois metros de profundidade. “Além disso, vamos retirar todos os obstáculos deste canal, fazendo com que a água chegue com mais força e rapidez no canal da Avenida Fábio Franco”, explicou.
Na Fábio Franco, as obras vão continuar com a reforma do canal e a retirada das manilhas e tubulações debaixo das pontes, que hoje são responsáveis pela formação de redemoinhos, que dificultam a passagem da água. Do canal da Fábio Franco, a água segue para a Avenida Télio Barreto, onde serão instaladas mais quatro bombas de sucção, aumentando a vazão, que hoje é de três mil litros por segundo, para oito mil litros por segundo.